Escola do interior de São Paulo ganha título de a mais “inovadora” do país

Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 30 de novembro de 2007

sex, 30/11/2007 - 19h10 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Uma sala de informática interditada durante dois anos fez nascer um projeto que deu à Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas, de Serra Azul, o título de instituição mais inovadora do Brasil e o terceiro lugar no Fórum Mundial de Educadores Inovadores, da Finlândia, promovido pela Microsoft.

O “Exceleições do Grêmio Estudantil”, projeto que ensinou os alunos a votarem em uma urna eletrônica elaborada na escola, só ficou atrás de dois projetos: um da África do Sul e outro da Bélgica.

O prédio da escola é tombada pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico). A sala de informática estava com problemas na estrutura do piso e, em vez de ser restaurada, foi interditada. Os dez computadores ficaram sem ser usados por dois anos.

“Agora vão autorizar arrumar, porque não é uma simples reforma, é uma restauração”, disse Edna Araújo Dias Anirato, vice-diretora.

No início do ano letivo, a professora de História Patrícia Manso resolveu mudar esta realidade e sugeriu que as eleições do grêmio estudantil fossem feitas com uma urna eletrônica. A solução foi usar o computador da sala da Coordenação Pedagógica.

O projeto conquistou três professores de português e três de matemática. Eles ajudaram os alunos a elaborar a campanha eleitoral, os discursos e até a fazer a pesquisa de intenção de votos. O marido de Patrícia, José Donizete Manso, fez o programa.

Os 15 estudantes, das seis chapas inscritas no pleito, visitaram cada classe e ensinaram os 650 alunos a votarem na urna eletrônica. O voto não era obrigatório -440 alunos participaram da eleição.

“Ficamos emocionados porque muitos alunos estavam pegando no mouse pela primeira vez”, disse Patrícia.

O projeto foi inscrito primeiro na edição brasileira do prêmio e conquistou o primeiro lugar e o direito de representar o país na Finlândia.

Reforma A escola Francisco Ferreira de Freitas fica na área central de Serra Azul e atende alunos de todas as classes sociais, muitos deles são da zona rural e não têm oportunidade de utilizar um computador.

Na prova do Enem de 2006, a média dos alunos foi de 40,99 pontos, abaixo da média do Estado (42,622). Depois que a escola ganhou o prêmio brasileiro, o cenário mudou. Os alunos estão orgulhosos de sua escola, a prefeitura fez o escoramento do piso da sala de informática e hoje o lugar abriga uma classe.

“É uma beleza mexer na máquina, parece que a gente aprende mais fácil, afirmou a estudante Stefani Cristina Matias de Paula, 15.