Escola de Suzano vira exemplo de superação

Mogi News/ Mogi das Cruzes

ter, 24/03/2009 - 13h13 | Do Portal do Governo

Escola Estadual Jussara Feitosa Domschke alcançou nota 1,36 no Idesp após criar capacitação de professores e incentivar leitura entre os alunos com aulas de reforço.

Incentivo à leitura e estímulo à autoestima dos professores. Este é o segredo do sucesso da Escola Estadual Jussara Feitosa Domschke, no Jardim Nazareth, em Suzano. A instituição alcançou nota 1,36 no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) e foi a terceira com melhor desempenho entre os alunos do ensino médio, um crescimento de 123% em relação a 2007.

 

A instituição melhorou todos os seus indicadores nos três ciclos de ensino. De 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, a escola alcançou Idesp 2,14 (aumento de 29%), enquanto entre os estudantes de 5ª a 8ª séries, o índice foi de 3,03, um crescimento de 68%. Com isso, conseguiu superar a sua própria meta em todos os quesitos.

Há dois anos, a Jussara Feitosa teve um dos piores resultados entre as escolas estaduais do município e, desde então, começou um trabalho de motivação com os professores durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), momento reservado para capacitação do corpo docente. A professora de Matemática Maria Odete da Costa Bessa acredita que o diferencial neste período foram as aulas de reforço aplicadas aos alunos com maior dificuldade. “Foi necessário fazer uma revisão das quatro operações básicas em horários intermediários para melhorar o desempenho”, afirma.

Na Língua Portuguesa, a meta foi incentivar a leitura, sobretudo para as turmas do ensino fundamental. Hoje, em cada sala existe um espaço denominado “Cantinho da Leitura”, com livros de histórias e contos infantis que ficam à disposição dos alunos. Além disso, a Secretaria de Estado da Educação vai oferecer uma nova biblioteca, que será incorporada ao acervo atual de dois mil exemplares, que deve ser instalada em abril.

 

A aluna da primeira série Nicoly Fernanda dos Santos Reis, de 7 anos, gosta de ler conto de fadas e, só este ano, já leu três livros. “Leio em casa também e, quando tenho dúvida, a professora me ajuda”, diz.

 

Para a vice-diretora Bernadete de Lourdes Paganucci Moreira, todos os 800 alunos e 60 professores se empenharam nestes últimos dois anos e o resultado veio no Idesp de 2008.