Escola da Família

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 9 de agosto de 2005

ter, 09/08/2005 - 9h20 | Do Portal do Governo

Editorial

Entre as iniciativas do pacote que o Governo do Estado destinou à Baixada Santista, na última semana, figura a ampliação, para oito dos nove municípios da Baixada Santista, do Programa Escola da Família. Trata-se de um dos projetos mais bem-sucedidos até hoje implantados na área educacional, e com um alcance social inestimável. Já funcionava nas escolas estaduais e, agora, o mesmo acontecerá em unidades municipais.

Para tanto, uma verba de R$ 1,7 milhão será aplicada na melhoria das instalações dos colégios das prefeituras, para que os mesmos tenham condições de receber os alunos não apenas para suas aulas regulares nos dias úteis, mas também durante os finais de semana. Esta é a essência do programa. Trazer os alunos para o ambiente escolar, junto com seus familiares, onde eles poderão dedicar-se ao lazer, ao esporte, às artes e à cultura, afastando-os dos perigos das ruas. Nos lugares onde o modelo já existe, os resultados são considerados excelentes, inclusive em termos de evolução do desempenho escolar do estudante.

Cabe destacar que as ações estão a cargo de monitores universitários, que trabalham em troca de bolsas de estudo. Igualmente por esse ângulo o Escola da Família faz jus a uma avaliação positiva, devendo ser incentivado por todos os meios.