Escola da Família tem 104 vagas na região

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

qua, 05/01/2005 - 9h19 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O Governo do Estado vai disponibilizar este ano, em conjunto com 14 universidades da região, 104 bolsas do programa Escola da Família. As inscrições, que começaram na última segunda-feira, podem ser feitas até o próximo dia 16.

A Diretoria de Ensino de Santos abrange 76 escolas estaduais, distribuídas entre os municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão e tem 31 bolsas universitárias disponíveis para o programa. As 73 vagas restantes serão distribuídas para a Diretoria de Ensino de São Vicente.

Os universitários que participam do programa desenvolvem atividades voltadas à comunidade, em escolas estaduais, nos finais de semana, em troca da bolsa de estudos.

A inscrição deve ser feita pela internet no endereço www.escoladafamilia.sp.gov.br. O resultado será divulgado pelo site no próximo dia 26.

Para se candidatar à vaga de educador universitário, o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição privada de Ensino Superior, conveniada com o programa. O candidato tem acesso a essa informação no site do Escola da Família.

O universitário também precisa ter frequentado os três anos do Ensino Médio em escola pública e ter disponibilidade para participar de atividades do programa, totalizando 16 horas reservadas para o desenvolvimento das atividades aos finais de semana.

Caso seja classificado, o candidato no processo seletivo deverá comprovar, junto à Diretoria de Ensino, as informações fornecidas na inscrição por meio de documentos pessoais.

Os candidatos precisam apresentar os documentos originais mais uma cópia de CPF, RG, título de eleitor e último comprovante de votação, certificado de reservista (se homem com 18 anos ou mais), certidão de casamento e certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos.

Além disso, será necessária a apresentação de comprovação de renda familiar mediante demonstrativo de pagamento, histórico escolar do Ensino Médio, atestado de matrícula ou outro documento que contenha o nome da instituição de Ensino Superior, o número do registro de matrícula, curso, ano ou semestre letivo e período, comprovantes de residência, recibo de pagamento do último aluguel, ou recibo de financiamento do imóvel.

Conveniadas

As instituições conveniadas em Santos são o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos (Esamc), Universidade Católica de Santos (UniSantos), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Centro Universitário Lusíada (Unilus).

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-770-0012.

Personagem

É graças ao Programa Escola da Família que o estudante de Letras Silvio Luis Marques faz a universidade. ‘‘O programa veio para fazer o sonho dos jovens que querem estudar em uma universidade se tornar realidade’’. O rapaz, de 26 anos, já havia prestado vestibular — e foi aprovado — em quatro exames, mas não fez matrícula porque não tinha condições. ‘‘Além disso, tem o trabalho social que fazemos com as crianças carentes, que é uma troca muito grande’’. No programa, ele dá aulas de português pela manhã e no período da tarde faz recreação.