Escola da Família: Programa atende a 20 milhões de pessoas

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 19 de abril de 2004

seg, 19/04/2004 - 9h13 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Mesmo antes de ter completado dez meses de atividades, o programa Escola da Família (da Secretaria de Estado da Educação) atingiu a marca de 20 milhões de pessoas atendidas, entre alunos, pais e membros da comunidade. Pela iniciativa, as seis mil escolas estaduais paulistas abrem as portas no fim de semana para realização de cursos, prática de esportes e demonstrações artísticas.

O secretário-adjunto estadual da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, lembra que o número atingido pelo programa representa mais da metade de toda a população do Estado, que é de aproximadamente 38 milhões de habitantes. ‘A iniciativa mostra que havia uma carência de espaços públicos de lazer para a comunidade’.

Os resultados do Escola da Família não se limitam apenas às pessoas que passaram pelos cursos. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostram que houve redução de 50% nos índices de criminalidade nas regiões próximas às escolas, principalmente nas ocorrências de roubos e furtos, além de também diminuírem atos de vandalismo, como pichações.

Paulo Alexandre Barbosa acompanhou ontem as atividades na EE Olga Cury, que fica na Aparecida. Lá pôde acompanhar, por exemplo, o quadro pintado pela diretora da unidade, Marleti Reges Carvalho, que aprendeu a pintar em tela graças à iniciativa. ‘Nunca tinha feito curso nenhum de pintura’, diz, orgulhosa, após quatro semanas de contato com tintas e pincéis.

As atividades culturais também têm destaque na iniciativa. Na Olga Cury, formou-se um grupo de pagode, o Maré do Samba. Vocalista do conjunto, Leandro Bragrança é ex-aluno da escola. ‘Este tipo de iniciativa ajuda a divulgar nosso grupo’.

Segundo a educadora do projeto na Olga Cury, Maria de Fátima Martins César, os participantes do programa têm mostrado grande interesse em aulas de teatro. ‘Estamos à procura de voluntários para viabilizar esta idéia’.

Fórum Mundial

Os resultados do Programa Escola da Família serão mostrados no Fórum Mundial da Juventude, marcado para junho, em Barcelona (Espanha). A indicação, para que a experiência seja mostrada, partiu da Unesco, órgão da ONU para questões de infância e juventude.