Escola da Família precisa de voluntários

A Tribuna - Santos - 4/7/2003

sex, 04/07/2003 - 10h19 | Do Portal do Governo

Da Reportagem


A Tribuna – Santos – 4 de julho de 2003

O Programa Escola da Família, da Secretaria de Educação do Estado, conseguiu 782 bolsas de estudos em faculdades da Baixada Santista para estudantes universitários da rede particular que cursaram o Ensino Médio na rede pública estadual. Agora, o governo irá intensificar a campanha para atrair voluntários das comunidades para o projeto, que já conta com o apoio de 10 instituições de ensino superior da região.

O secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, esteve ontem em a A Tribuna, onde foi recepcionado pelo editor-chefe, Marcio Calves. Ele divulgou detalhes do balanço do programa, que já inscreveu 258 instituições e 30 mil estudantes universitários. Na Baixada, 826 alunos foram inscritos.

Chalita explicou que o número de voluntários ainda é pequeno para desenvolver o programa, que envolve a abertura das escolas estaduais nos finais de semana. ‘‘A participação da comunidade é fundamental’’.

Pelo programa, os estudantes ganham uma bolsa de estudo em troca da prestação de serviços em unidades escolares. Serão desenvolvidas atividades educativas e culturais, supervisionadas pela secretaria.

Os voluntários também podem realizar algum outro tipo de ação específica, como apresentações musicais, oficinas de pintura e dança, entre outras atividades.

A carga horária de trabalho dos estudantes-bolsistas será de, no máximo, 16 horas por fim de semana, além de quatro horas de preparação durante a semana. As bolsas serão renovadas semestralmente. O Estado paga 50% do valor da mesalidade (até o limite de R$ 267,00), sendo que o restante é completado pelas faculdades.

Em Santos, já se cadastraram a UniSantos, Unimes, Unimonte, Unisanta e a Escola Superior de Administração e Marketing. As inscrições para o programa Escola da Família podem ser feitas pela internet, acessando o site www.escoladafamilia.sp.gov.br. Informações: 0800-7700012.

O projeto é uma parceria da Secretaria com a Unesco, com o apoio do Instituto Ayrton Senna (IAS). A meta é atrair os seis milhões de jovens da rede estadual e suas respectivas comunidades.