Escola da Família consolida seus objetivos em dois anos

Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005

seg, 22/08/2005 - 10h41 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Mais de 140 milhões de participações. Investimentos de R$ 450 milhões. Mobilização de cerca de 80 mil pessoas que realizam atividades nas escolas estaduais, entre voluntários, universitários bolsistas, educadores profissionais, gestores e coordenadores.

Este é o saldo dos dois anos de funcionamento do Programa Escola da Família, que mantém as escolas do Estado abertas à comunidade nos finais de semana, com atividades educativas monitoradas por universitários em troca de bolsas de estudo.

Os números foram anunciados pelo secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Pereira Barbosa, no evento de comemoração de aniversário do programa, realizado na manhã de ontem na Escola Estadual Azevedo Júnior, na Vila Belmiro.

O evento recebeu centenas de participantes que fazem parte do Escola da Família em toda a Baixada Santista. Segundo o secretário-adjunto, o programa tem um resultado excepcional nas cidades da região. As 147 escolas estaduais dos nove municípios que participam do programa contam com 983 vagas para universitários bolsistas.

O Governo do Estado financia 50% do valor de cada bolsa, enquanto que a universidade arca com o restante. É o caso da estudante da Faculdade de Pedagogia, Anna Paula Oliveira Maia dos Santos, que recebe bolsa integral (R$ 580,00) desde o início do programa. Ela destacou a importância do Escola da Família em sua vida profissional.

‘É uma oportunidade de crescer profissionalmente. Aplico conceitos da pedagogia aqui na escola, com as crianças’, explicou.
Rede Municipal

Com a ampliação do programa para mais 159 unidades da rede municipal de ensino, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin no início deste mês, mais 510 bolsas estão sendo disponibilizadas aos universitários da Baixada, sendo que 90 são para Santos.

De acordo com a Diretoria Regional de Ensino da Cidade, este número deve diminuir bastante a lista de espera de candidatos a uma bolsa, que hoje totaliza 604 pessoas.

Segundo Barbosa, os universitários serão selecionados no próximo mês. O Escola da Família deve começar a funcionar na rede municipal em outubro.
Resultados

Barbosa afirmou, no evento de ontem, que o programa conseguiu atingir o objetivo de aproximar a comunidade da escola e despertar o ‘‘senso de pertencimento’’ das pessoas com a instituição. ‘‘Com isso, registramos a redução de 40% dos índices de ocorrência policial dentro das escolas e nas proximidades delas, desde o início do programa’’, ressaltou.

O secretário-adjunto apontou ainda a diminuição da evasão escolar em todo o Estado como um reflexo positivo do programa. De acordo com ele, o número de estudantes de 1ª a 4ª série que abandonam os estudos é de 0,7%, índice igual ao da Suiça.

Entre alunos da 5ª a 8ª série o número é de 2,8%, enquanto que no Ensino Médio, a evasão atinge 4%.

Números

Na Baixada Santista:
– 147 escolas estaduais e 159 municipais abrem as portas nos finais de semana
– 1493 bolsas de estudo estão disponíveis para universitários atuarem como educadores
– Todas as universidades da região são conveniadas ao programa