Escola da Família: Bolsas crescem 80% em Bauru

Jornal da Cidade - Bauru - Quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

qua, 05/01/2005 - 9h55 | Do Portal do Governo

Estado amplia vagas para universitários interessados em trabalhar no programa em troca do financiamento dos estudos

Da Redação

A Secretaria Estadual da Educação anunciou nesta semana a ampliação do número de bolsas de estudo para universitários interessados em participar do programa Escola da Família. Neste ano, Bauru terá 376 vagas, contra 209 do ano passado – um aumento da ordem de 80%. Destas 167 novas vagas, 68 estão em aberto, à espera da seleção de estudantes universitários interessados.

Na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Bauru, que abrange outras 14 cidades – Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis e Ubirajara -, o crescimento do número de vagas foi de 30%, passando das 451 existentes no ano passado para 586 oferecidas neste ano.

Em todo o Estado, o número de vagas para universitários passou de 25 mil para 30 mil. Destas bolsas, 9.476 estão em aberto, sendo as 5 mil novas vagas e 4.476 remanescentes da seleção anterior, em função do término de curso dos bolsistas.

O programa Escola da Família, lançado em agosto de 2003, tem como proposta abrir as portas das escolas estaduais aos finais de semana oferecendo atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar.

Para isso, conta com educadores profissionais (professores da rede estadual) e educadores universitários (bolsistas), para quem a Secretaria Estadual da Educação paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a instituição de ensino conveniada cobre o restante. Em contrapartida, o bolsista atua aos finais de semana nas escolas estaduais desenvolvendo atividades e monitorando as oficinas.

De acordo com o assistente técnico pedagógico do programa na DRE, Samir Faht, 35 mil pessoas já participaram do projeto nas 79 escolas situadas em Bauru e região. A coordenadora executiva do programa no Estado, professora Cristina Cordeiro, informa que as atividades do Escola da Família serão retomadas no próximo dia 15. “E em fevereiro nosso time de educadores universitários estará reforçado com mais estes 5 mil bolsistas”, garante.

Esforço recompensado

Para o bolsista, além da garantia de pagamento quase sempre integral de seus estudos, a oportunidade pode representar uma espécie de “qualificação profissional”. É o caso da bauruense Ellen de Araújo, 26 anos, educadora universitária em uma escola estadual no Parque Vista Alegre desde o início do programa.

Estudante do último ano do curso de pedagogia, Araújo, que já é professora de ensino fundamental em uma escola na cidade de Avaí, aproveita as atividades do Escola da Família para aprimorar sua forma de relacionamento com as crianças – o principal público do programa.

Mesmo trabalhando de domingo a domingo desde 2003 (em Avaí de segunda a sexta-feira e no programa aos finais de semana), a estudante garante que o esforço vale a pena, principalmente pelo alívio nas finanças. “Antes, eu trabalhava só para pagar a faculdade”, lembra. “Apesar de cansativa, a atividade acaba sendo gratificante, tanto pelo envolvimento com as crianças quanto pelo reconhecimento da comunidade”, completa Araújo.

Para se candidatar, o interessado precisa ter concluído o ensino médio na rede estadual paulista (onde deve ter estudado no mínimo os três anos), estar matriculado em curso de graduação em instituição privada de ensino superior conveniada com o programa, não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade e ter disponibilidade para participar das atividades do programa por 16 horas aos fins de semana.

As instituições conveniadas em Bauru são a Faculdade Fênix, o Instituto de Ensino Superior de Bauru (Iesb-Preve), a Universidade Paulista (Unip) e a Universidade do Sagrado Coração (USC). O resultado da classificação está previsto para o dia 26 deste mês.

Serviço

As inscrições para as vagas de bolsista do programa Escola da Família estão abertas até o próximo dia 16 e poderão ser feitas apenas pela Internet (www.escoladafamilia.sp.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700012 (ligação gratuita).