Escola da Família ainda tem 108 vagas disponíveis na Baixada

A Tribuna - Santos - Domingo, 4 de julho de 2004

seg, 05/07/2004 - 9h31 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O Escola da Família, programa da Secretaria de Estado da Educação que oferece bolsas de estudo aos alunos que trabalham como voluntários, ainda tem 108 vagas nas universidades da Baixada Santista. Entre os cursos oferecidos estão os de Pedagogia, Letras, História, Administração, Jornalismo, Publicidade e Turismo, entre outros.

Para ter direito a uma das bolsas disponíveis, os estudantes precisam ter cursado o Ensino Médio em escolas estaduais paulistas, além de ter disponibilidade para coordenar atividades de lazer, esporte e cultura para a comunidade nas escolas durante os finais de semana.

As inscrições para o programa são feitas todos os meses pela internet (www.escoladafamilia.sp.gov.br) ou nas universidade conveniadas.

De acordo com secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, desde o início do programa, em agosto de 2003, cerca de 100 mil estudantes já se inscreveram para concorrer a uma das 25 mil vagas disponíveis em todo Estado. ‘‘Ainda há bolsas disponíveis porque existe uma procura grande por determinados cursos, enquanto outros não têm tantos candidatos’’.

Segundo Barbosa, a oferta de cursos e vagas é feita pelas próprias universidades.

Das 764 bolsas oferecidas pelas diretorias de Ensino de Santos e São Vicente, que englobam todas as cidades da Baixada Santista, apenas 656 foram preenchidas.

No entanto, das 108 bolsas disponíveis, apenas cinco são para a Diretoria de Santos, o que não impede que moradores de Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga concorram às vagas da Diretoria de São Vicente. Mas para isso os universitários terão que coordenar atividades em escolas estaduais de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, cidades ligadas à Diretoria de São Vicente.

Atividades

Durante os finais de semana os universitários realizam atividades nas escolas estaduais com a comunidade. Na Escola Azevedo Júnior são desenvolvidos projetos de futebol de salão, dança, capoeira, dama, xadrez e pingue-pongue; entre outros.

Inscrições

Este mês, as inscrições podem ser feitas até o dia 11, através de preenchimento de formulário no site do programa (www.escoladafamilia.sp.gov.br) ou nas próprias universidades.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar matriculado em faculdades ou universidades conveniadas com o programa; ter cursado as três séries do Ensino Médio em escolas estaduais paulistas; e ter disponibilidade para participar de atividades do programa, totalizando 16 horas reservadas para o desenvolvimento das atividades aos finais de semana.

Caso seja classificado (o resultado estará disponível no site), o candidato deverá comprovar junto à Diretoria de Ensino as informações fornecidas na incrição, através de documentos pessoais (original e cópia). Para as incrições feitas este mês, a documetação poderá ser entregue nas Diretorias de Ensino até o dia 16. Mais informações pelo telefone 0800-7700012.

Personagem

Nélio Augusto Antunes dos Santos Filho
Se não fosse pela bolsa de estudos oferecida pelo Programa Escola da Família, certamente o universitário Nélio Augusto não estaria cursando o 2º ano da Faculdade de Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Quando ingressou no programa, em agosto de 2003, o estudante já estava com várias mensalidades atrasadas e pensando em largar os estudos. Atualmente, Nélio Augusto desenvolve projetos de esportes pelo programa na Escola Estadual Azevedo Júnior. As atividades são destinadas à comunidade do bairro e alunos do colégio. ‘‘Agora estou com o pagamento do curso garantido e ainda faço o que gosto’’.

Faculdades com vagas

Santos

  • Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos: Administração, Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda
  • Universidade Católica de Santos (UniSantos): História e Letras
  • Universidade Metropolitana de Santos (Unimes): Marketing
  • Centro Universitário Lusíada (Unilus): Administração, Relações Internacionais e Pedagogia
  • Universidade Paulista (Unip): Matemática, Letras e Pedagogia

    Guarujá

  • Faculdade do Guarujá: Tecnologia em Gestão Imobiliária, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue, Sistemas de Informação e Administração com habilitação em Comércio Exterior
  • Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp): Comunicação Social com habilitação em Jornalismo
  • Faculdade Don Domêmico: Pedagogia, Estudos Sociais e Letras

    Bertioga

  • Faculdade de Bertioga: Turismo e Administração

    São Vicente

  • Faculdade de Tecnologia de São Vicente: Tecnologia em Mecatrônica

    Praia Grande

  • Faculdade do Litoral Sul Paulista: Administração e Turismo

    Obs: Também são conveniados com o programa: o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Universidade Santa Cecília (Unisanta), Faculdade Integração e Faculdade de Ciências Gerenciais de Itanhaém. No entanto, todas as vagas já foram preenchidas nessas instituições.