Escola cria supermercado consciente

Jornal da Tarde - Sábado, dia 22 de abril de 2006

sáb, 22/04/2006 - 11h33 | Do Portal do Governo

MARIA REHDER

maria.reheder@grupoestado.com.br

Planejar o estoque, pesquisar preços, ficar de olho nas datas de validade dos produtos, elaborar orçamento mensal familiar e trabalhar em equipe são algumas das atividades que há 2 meses fazem parte do currículo escolar dos alunos de 1ª a 4ª séries da EE Maria Aparecida de Faria, de Mogi das Cruzes, que hoje conta com mais de 700 alunos, todos envolvidos no projeto “Supermercado Compre Certo”.

“A minha mãe já pesquisava preços, mas agora vou pegar no pé dela não só para comparar, mas para ficar de olho nas datas de validade”, diz Luan dos Santos Viana, 9 anos, um dos alunos participantes da atividade.

Às vésperas da comemoração do Dia do Trabalho, Sônia Rodrigues, professora da 2ª série e coordenadora do projeto, conta que a iniciativa veio para suprir a demanda de uma reflexão sobre a relação trabalho e consumo consciente. “Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, um educador de cada escola da cidade recebeu uma orientação sobre consumo consciente e teve o desafio de criar uma atividade”, explica.

Há cerca de 2 meses, Sônia multiplicou a proposta para a comunidade escolar da EE Maria Aparecida de Faria e começaram a criar o supermercado. As 1ªs e 2ªs séries ficaram responsáveis pela arrecadação das embalagens de produtos para o estoque. “Embalagens de leite, latinhas, salgadinhos. Todos se reuniram para arrecadar o necessário para montar o supermercado”, afirma Sônia.

Os alunos da 3ª série foram pesquisar os preços nos estabelecimentos comerciais da região. Já a turma da 4ª série, que, segundo a professora, está mais envolvida com a matemática, ficou responsável pelo caixa e controle do estoque.

Os estudantes também estão elaborando uma lista de compras, sem saber o preço dos produtos. “Eles receberão dinheiro fictício e terão de aprender a controlar os gastos. Os alunos da 4ª série estão preparando uma pegadinha e colocarão produtos vencidos para testar o grau de consciência dos consumidores”, comenta.

A comunidade também apoiou a iniciativa com doações de pipoca e empréstimo de cestinhas para a realização da atividade.

O Supermercado Compre Certo funcionará nos dias 26 e 27 de abril, quando os alunos vão atuar como gestores e consumidores. “Depois, a comunidade se reunirá para reciclar as mil embalagens utilizadas.”

Sônia avalia que, mesmo antes da montagem do supermercado, a atividade já é um sucesso. ‘Os alunos têm levado a conscientização para a casa, comentam e refletem sobre os hábitos familiares de consumo”, comemora.

Multiplicando

Segundo Ricardo Morishita Wada, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, a escola é um ótimo aliado à difusão do consumo consciente.

“Os educadores devem tomar como base a experiência realizada em Mogi das Cruzes, pois esse modelo permite a construção coletiva do conhecimento por meio do trabalho em grupo e a discussão dos direitos do consumidor e também possibilita a reflexão sobre o papel dos fornecedores”, indica.