Escola aberta reduz vandalismo em até 44%

Correio Popular - Campinas - Quarta-feira, 9 de março de 2005

qua, 09/03/2005 - 9h09 | Do Portal do Governo

Participação da comunidade em atividades de lazer nos finais de semana contribui para manter e até melhorar patrimônio das unidades

Nice Bulhões
Da Agência Anhangüera

As escolas estaduais de Campinas que abrem seus portões à comunidade nos fins de semana diminuíram em 40% o vandalismo contra o patrimônio interno em janeiro deste ano em relação a janeiro de 2004. O vandalismo dentro e fora das escolas caiu 44% entre outubro e novembro de 2003 em comparação com o mesmo período de 2004 no Estado. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação, que recebe até o próximo domingo inscrições de universitários interessados em uma bolsa de estudos para participar do programa. Além disto, o Estado prorrogou até sábado as inscrições para o supletivo do Ensino Médio, realizado também nos fins de semana (leia texto abaixo).

“Ao abrirmos a escola nos fins de semana, criamos um vínculo entre o aluno, a escola e a comunidade”, disse o diretor Juvenil Alves do Nascimento, da Es-cola Estadual Ruy Rodriguez, no Parque Itajaí. “A escola estava toda destruída e pichada; era um circo de horrores”, contou Nascimento. Rígido com a disciplina, Nascimento contou que, nos finais de semana, deixa de lado o vestuário formal e aparece de bermuda, camiseta e tênis. “Oferecemos uma série de atividades aos sábados e domingos, como xadrez, pintura em tecido, padaria artesanal, tênis de mesa, crochê e futebol.”

Segundo Nascimento, que assumiu a escola há um ano e meio, haviam de oito a dez brigas entre alunos por dia. “Hoje, acontece uma briga por semana e, às vezes, ficamos sem ocorrência até três semanas.” O diretor disse que foi no programa Escola da Família que surgiu a idéia de se fazer um projeto de jardinagem para embelezar e preservar o patrimônio escolar. “É um projeto embrião, que pretendemos expandir.” A escola fica aberta das 9h às 17h nos finais de semana. Em média, cerca de 150 dos 1,6 mil alunos de 5ª a 8ª série comparecem durante o sábado e o domingo na escola, sem contar os participantes da comunidade.

“Estabelecemos regras para o uso do prédio. Os adolescentes pedem por limite e precisam de limite”, afirmou Nascimento. Entretanto, o sucesso com o programa depende muito da direção escolar. A Ruy Rodriguez conta com a ajuda de três universitários na Escola da Família. Campinas tem hoje 114 bolsas-universidades disponíveis dentro do programa e alguns interessados já entraram com documentação para participar. A Secretaria de Estado da Educação arca com metade do valor da mensalidade, até um teto de R$ 267,00. O restante é pago pela instituição onde o aluno estuda.

Os beneficiários terão de cumprir uma carga horária de 16 horas semanais nas escolas: oito horas de trabalho aos sábados e mais oito horas aos domingos. Quem tiver interesse precisa acessar o site www.escoladafamí lia.sp.gov.br para se cadastrar. Este ano, o número de bolsas para universitários aumentou de 25 mil para 30 mil em todo o Estado. O programa mantém, no momento, parceria com 317 instituições de ensino superior.

Para se candidatar a uma das bolsas, o interessado precisa ter concluído o Ensino Médio na rede pública, estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição privada de ensino superior que seja conveniada com o programa, não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade, ter interesse e ter disponibilidade para participar de atividades da Escola da Família.

O programa, lançado em agosto de 2003, conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Instituto Ayrton Senna e Instituto Faça Parte.

Inscrições para supletivo são prorrogadas até sábado

A Secretaria Estadual de Educação prorrogou as inscrições para o programa Escola da Juventude até o próximo sábado. As aulas estão previstas para iniciarem em 19 de março. Lançado em janeiro, o programa vai oferecer, gratuitamente, o supletivo de Ensino Médio, com aulas aos sábados e domingos, para jovens e adultos na faixa etária dos 18 aos 29 anos, preferencialmente, durante um ano e meio. Campinas tem cerca de 3 mil vagas, distribuídas em 30 escolas estaduais, para o projeto. Cada unidade escolar poderá montar até duas turmas, sendo que cada uma delas deverá ter, no máximo, 50 alunos.

Até agora, já foram preenchidas cerca de 710 vagas – 23,6% do total, segundo as diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas. “Para fazer a inscrição, o interessado precisará levar a carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, certificado de reservista ou alistamento militar (caso tenha 18 anos), título de eleitor e histórico escolar do Ensino Fundamental”, explicou a dirigente substituta da Diretoria Leste, Maria do Carmo Cucatti.

Os interessados podem fazer a reserva de vaga no site www.esco ladajuventude.sp.gov.br. Lá, irá preencher um formulário e fazer a reserva da sua matrícula. Depois, o internauta terá de ir até a escola escolhida para apresentar a documentação exigida. Para saber onde fica a escola mais próxima, o interessado pode ligar para o telefone 0800-7700012, onde também poderá obter informações sobre o programa Escola da Família.

“Intensificamos a divulgação da Escola da Juventude neste último fim de semana e o número de inscrições está aumentando”, disse o dirigente de ensino da Diretoria Oeste, Antonio Admir Schiavo.