Esalq testa carrapaticida em campus de Piracicaba

Correio Popular - Terça-feira, dia 8 de agosto de 2006

ter, 08/08/2006 - 11h02 | Do Portal do Governo

Experimentos são realizados desde dezembro com resultado positivo em áreas da instituição

A Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, vem testando desde dezembro passado um carrapaticida nas áreas da instituição infectadas por carrapato-estrela. A pesquisa é desenvolvida por Carlos Alberto Peres, doutorando do programa de pós-graduação de ciências florestais do Departamento de Zootecnia da Esalq.

Praga

Peres explica que o produto para ser testado necessitou de registro do Ministério da Saúde, porque, como o carrapato é uma praga veterinária e está em todos os lugares, não é permitido se aplicar um produto sem registro.

O carrapaticida foi aplicado uma vez ao mês em pontos da Esalq que estavam infestados. O resultado que se conseguiu foi um controle de 90% da população de carrapatos sem prejuízo ao meio ambiente. “Ainda há áreas que têm que ser monitoradas porque temos capivaras soltas em determinados locais do campus e pode haver uma explosão populacional, já que elas não têm predador natural”, esclareceu.

A aplicação do produto, por hora, é paliativa e está em processo de avaliação. Os pesquisadores já têm o registro emergencial temporário na Comissão Técnica de Agrotóxicos que envolve os Ministérios de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde. Até o final do ano, a pesquisa deverá ser concluída, mas o carrapaticida não tem data para chegar ao mercado. (PF/AAN)