Esalq inaugura laboratório

O Estado de S.Paulo - 21 de fevereiro de 2007

qua, 21/02/2007 - 15h18 | Do Portal do Governo

De O Estado de S.Paulo

O produtor rural ganha um novo aliado que poderá, em breve, ampliar as informações sobre manejo de pragas na agricultura. O departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Animal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) inaugurou este mês o Laboratório de Comportamento de Insetos, para suprir a necessidade de expansão dessa área.

Destinado à realização de experiências científicas, o laboratório seguirá duas linhas de pesquisa: estudo dos feromônios (substâncias químicas utilizadas na comunicação de indivíduos da mesma espécie) e dos aleloquímicos (substâncias voláteis de plantas). O laboratório tem 180 metros quadrados de construção e abriga dois amplos laboratórios estruturados com equipamentos de última geração.

Além do departamento, contribuíram para a construção as entidades Fuji Flavor, Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo, Fundo de Defesa da Citricultura, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O laboratório vai contribuir para acelerar pesquisas que antes dependiam de análises feitas fora do País. Agora, a instituição terá toda prática da pesquisa gerada no Brasil.