Equipes de Serra e Alckmin reúnem-se e acertam parceria

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 7 de dezembro de 2004

ter, 07/12/2004 - 8h32 | Do Portal do Governo

Reunião no Palácio dos Bandeirantes acerta detalhes dos projetos conjuntos para as áreas de educação, segurança, saúde e transportes

ARTHUR GUIMARÃES

A equipe de transição tucana esteve ontem pela manhã no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo estadual, para ajustar detalhes dos projetos conjuntos que as duas esferas de governo devem lançar. Da reunião, onde estiveram presentes o ex-ministro Clóvis Carvalho, o assessor especial Felipe Soutello, o secretário estadual da Casa Civil, Arnaldo Madeira, e o chefe da pasta da Fazenda, Eduardo Guardia, saíram quatro principais decisões.

Na Educação, os presentes ao encontro se comprometeram a unificar o sistema de matrícula das redes estadual e municipal. Na área da Saúde, a meta é fazer com que a Prefeitura volte a comprar remédios da Fundação para o Remédio Popular (Furp), órgão estadual. Nos Transportes, foram dados os primeiros passos para consolidar a integração do bilhete único ao Metrô. E, nas áreas de Finanças e Abastecimento, ficou acertado que a administração municipal irá realmente digitalizar os processos para compra de produtos e contratação de serviços, assim como já acontece no Palácio dos Bandeirantes.

Madeira explicou que equipes do governo estadual estão prontas para o diálogo com os representantes do prefeito eleito José Serra (PSDB). “Em alguns casos, vamos treinar o pessoal do município. Em outros, haverá apenas esforços conjuntos, como na tarefa de unir o controle das matrículas escolares”, disse o ele, que deve coordenar os trabalhos, ao lado de Clóvis Carvalho. O secretário preferiu não comentar os motivos que adiaram até hoje os projetos em parceria. “Não interessa analisar o que aconteceu nessa gestão”, afirmou.

Para o assessor especial Felipe Soutello, da equipe de transição, as ações conjuntas só estão saindo agora por questões políticas. “Queremos despolitizar as coisas. Todos temos noção da importância histórica desse momento, em que Estado e Prefeitura pensam da mesma forma”, argumentou.

Outras ações compartilhadas que devem ser implementadas foram debatidas ontem, como a unificação da comunicação via rádio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), promessa de campanha de Serra. Também ficou combinado que a Prefeitura poderá incluir serviços municipais nos Poupatempo estaduais.