Entrada de gado em SP será liberada hoje

Folha de S.Paulo - quinta-feira, 17 de novembro de 2005

qui, 17/11/2005 - 12h37 | Do Portal do Governo

PECUÁRIA

Resolução da Secretaria de Agricultura permitirá a passagem de animais vivos de MS e PR, mas com algumas restrições

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A partir de hoje está liberado o trânsito de animais vivos do Paraná e de Mato Grosso do Sul para São Paulo, interrompido após a ocorrência dos casos de febre aftosa em fazendas sul-mato-grossenses e de suspeitas em propriedades paranaenses.

A liberação deve ser publicada hoje no ‘Diário Oficial’, por meio de resolução do secretário de Agricultura, Duarte Nogueira. A entrada de animais vivos em território paulista continua, no entanto, com algumas restrições.

Está proibida a entrada de animais das cinco cidades de Mato Grosso do Sul e das 36 paranaenses onde ocorreram os focos e as suspeitas de febre aftosa.

O gado que vier de outras regiões desses dois Estados deve estar em caminhões lacrados. Nogueira explica que o gado deve ser inspecionado nos Estados de origem, preencher os requisitos de segurança sanitária e não ter tido contato com animais das regiões afetadas pela febre aftosa.

Por enquanto, serão permitidas apenas as entradas de animais destinados diretamente para abate. Continuam proibidas as compras de animais para cria e recria. A resolução libera, também, a entrada de animais do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Nogueira diz que a ‘flexibilização das fronteiras paulistas é importante para evitar especulações, desabastecimento e devolver o equilíbrio à cadeia da carne’.

Para o secretário, essa liberação garante também a estabilidade de empregos nessa cadeia, assegurada pelas empresas apenas até sábado (depois de amanhã).
A eliminação das barreiras paulistas é importante não só para a pecuária, mas também para a suinocultura. Os Estados do Sul, os principais produtores nacionais nessa área, estavam proibidos de enviar suínos para o mercado paulista -o principal do país.

Hoje, às 11h, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se reúne com representantes da cadeia de carne para anunciar o fim da proibição da entrada de animais de outros Estados em território paulista e outras medidas a respeito da febre aftosa.