Ensino tecnológico em expansão

A Tribuna - 9/5/2002

qui, 09/05/2002 - 10h55 | Do Portal do Governo

O Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza (CEETEPS) confirmou ontem que a construção do novo prédio da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (Fatec-BS) deve começar em 40 dias, no máximo. A segunda boa notícia para a Região Metropolitana transmitida ontem pelo Centro Paula Souza foi a homologação da parceria com a Prefeitura de Praia Grande, que vai permitir a implantação de um campus da Fatec-BS na cidade.

Os envelopes da licitação para escolha da empreiteira responsável pela construção do novo prédio da Fatec-BS, em Santos, serão abertos na próxima terça-feira. No entanto, devido às restrições impostas pela legislação eleitoral a partir de junho, a determinação do CEETEPS é para que as obras comecem o mais rápido possível.
O novo prédio de Santos vai custar R$ 1 milhão e 483 mil, terá três andares e 12 salas de aula, além de três laboratórios e uma sala de projetos. Atualmente, os 80 alunos que frequentam o curso de Processamento de Dados na instituição pública de ensino superior dispõem de apenas seis salas, distribuídas em dois andares.
A expansão do espaço físico vai permitir a abertura de dois novos cursos. O primeiro será o de Logística com ênfase em transportes, que começa a funcionar no dia 19 de agosto. As aulas serão ministradas a 80 novos alunos, nos períodos da tarde e noite.

‘‘Esse curso vai funcionar antes mesmo do término da construção’’, adianta o diretor da Fatec-BS, Irã Assis Rocha. Dez novos professores serão contratados para ministrar as aulas durante o primeiro semestre do curso de Logística. Os novos docentes vão reforçar a equipe da Fatec-BS, que hoje conta com 21 mestres.

A partir do próximo ano, com a segunda turma de Logística e a implantação de um terceiro curso superior, o de Informática com ênfase em redes e bancos de dados, o número de professores da Fatec-BS deve duplicar em relação ao atual.

Estabilidade

‘‘Com esse novo prédio a Fatec ganha estabilidade e termina aquela preocupação de termos de deixar o prédio a qualquer momento’’, salienta o diretor da Faculdade de Tecnologia, referindo-se à necessidade de pagamento de aluguel por parte do Estado à Santa Casa, proprietária do imóvel onde a Fatec-BS está instalada, nos fundos da Escolástica Rosa.

O novo prédio será erguido sobre a quadra de esportes da Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira, na Aparecida. No entanto, a obra não vai trazer prejuízo aos estudantes do Aristóteles, na medida em que o projeto prevê a construção de uma nova praça de esportes no alto da edificação.

O projeto também contempla um espaço para implantação de uma espécie de centro de logística capaz de estimular a pesquisa e a extensão universitária.

Praia Grande

Junto com a homologação da extensão do campus da Fatec-BS para a Praia Grande, o Conselho Deliberativo do Paula Souza homologou ontem a criação de três novas Fatecs nas cidades de Jundiaí, Mauá e Botucatu.
Em Praia Grande, serão oferecidas vagas no curso de Tecnologia em Informática com ênfase em gestão de negócios. O investimento chega a R$ 1 milhão 500 mil, em prédio cedido pela Prefeitura. O campus terá 16 salas de aula e quatro laboratórios.

Da Reportagem