Ensino técnico

Agora SP - Terça-feira, dia 12 de setembro de 2006

ter, 12/09/2006 - 10h37 | Do Portal do Governo

Às vezes as faculdades tradicionais passam a falsa impressão de que vão garantir o futuro das pessoas. Ter diploma universitário em uma carreira tradicional, porém, não é garantia de emprego, muito menos de um bom emprego. A recente expansão do ensino técnico no Estado de São Paulo mostra que há outros caminhos para o sucesso profissional.

Uma pesquisa com as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) paulistas mostrou que mais de 90% dos formados em 2004 foram absorvidos pelo mercado de trabalho. Técnicos qualificados (os das Fatecs têm nível superior) são uma demanda crescente de diversas empresas no Estado.

Outro caminho para se tornar mais qualificado e melhorar as perspectivas no mercado de trabalho são as escolas técnicas de nível médio. Tais instituições, estaduais e federais, dominam o ranking das melhores escolas públicas do país. Está aí um bom tema para ficar atento nestas eleições. Ampliar o ensino técnico público, mantendo e até melhorando a qualidade de hoje, é uma das chaves para abrir as portas da ascensão social no Brasil.