Ensino gratuito tem 2.500 vagas

Diário de S. Paulo - 13/1/2003

seg, 13/01/2003 - 11h11 | Do Portal do Governo

Centro de Estudos Musicas tom Jobim oferece 2.500 vagas gratuitas para iniciação e formação instrumental, cursos livres e workshops. Inscrições vão dos dias 20 a 26 deste mês

Dentro de uma semana serão abertas inscrições para 2.500 vagas de ensino gratuito no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEMTJ).

Os alunos não precisam desembolsar nada mesmo pelas matrículas. Entre as opções estão cursos de iniciação e formação instrumental e vocal, com 853 vagas; livres, com 794 vagas; ou para os workshops previstos para este semestre, com 800 lugares. Há ainda 173 vagas na área de iniciação musical para crianças de 6 a 12 anos, com duração de dois a seis anos. O aluno pode se inscrever tanto na sede, do Bairro da Luz, quanto na unidade do Brooklin, Zona Sul.

Fundada em 1989, a instituição antes se chamava Universidade Livre de Música Tom Jobim, nome que foi trocado provavelmente para evitar erros quanto à graduação dos cursos ali oferecidos. o CEMTJ aceita interessados em geral, sejam eles iniciantes, de nível médio ou avançados. Não é exigido diploma de nível escolar – cobra-se apenas aptidão dos iniciantes e nos cursos mais avançados, que o interessado saiba ler partitura. ‘A leitura musical faz parte do currículo de todos os cursos’, adianta Akiko Oyafuso, diretora da escola.

Também é requisito básico que o aluno tenha seu próprio instrumento. ‘Só emprestamos piano, bateria e percussão, vibrafone e contrabaixo acústico’, enfatiza ela. Violino, tuba, percussão erudita, piano, fagote e flauta transversal estão entre os instrumentos de orquestra dos cursos oferecidos. Na seara popular, ensinam-se, por exemplo, viola caipira, guitarra, sax, baixo elétrico, cavaquinho, bateria e teclado. Há ainda as modalidades canto oral, canto lírico, canto popular, arranjo e instrumentação.

Aulas com mestres

Pode-se dizer que a gratuidade é o chamariz mais visível dos cursos do Centro Tom Jobim. Mas o principal é, sem dúvida, a qualidade do currículo e a excelência dos mestres e artistas que o colocam em prática. ‘A partir deste ano, estaremos focando o ensino mais para a formação média do que para a especialização’, conta o cantor, compositor e arranjador Arrigo Barnabé, que atua como consultor do Centro e está à frente do curso livre de Composição e Orientação Estética, que dura três meses.

Outros nomes já confirmados também para os cursos livres, que têm duração máxima de seis meses, são Luís Vagner (samba-rock, samba-funk e outras linguagens), Lillian Carmona (leitura rítmica e técnica para bateria), Naylor ‘Proveta’ Azevedo (prática de percepção), Ulisses Rocha (violão – da MPB ao jazz) e Roberto Sion (teoria e prática da improvisação e naipes de uma big band).

O Centro Tom Jobim mantém ainda quatro grupos de alunos bolsistas, que recbem ajuda de custo de R$ 200: Orquestra Tom Jobim, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Coral do Estado e Orquestra Jovem Maestro Eleazar de Carvalho. Há também dois corpos musicais profissionais – Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica do Estado – e quase duas dezenas de grupos dedicados à prática ds alunos. Um deles é a Orquestra Paulista de Viola Caipira, que está lançando seu primeiro CD pela Kuarup Discos.

Serviço:
Centro de Estudos Musicais Tom Jobim
Núcleo Brooklin – Av. Padre Antonio José dos Santos, 1.019 – tel. 5092-3601
Núcleo Luz – Largo General Osório, 147 – tel. 221-0750
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 21h.
Documentos exigidos: RG e manual com especificações e exigências de cada curso, que pode ser adquirido no local das inscrições por R$ 5.

Donizeti Costa