Engenho dos Erasmos será aberto a visitas monitoradas

A Tribuna - Domingo, dia 9 de julho de 2006

dom, 09/07/2006 - 11h32 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

  Uma boa dica para quem está de férias este mês é conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, através de uma visita monitorada ao mais antigo engenho de açúcar remanescente do País. Localizado no sopé do Morro Caneleira, o Engenho São Jorge dos Erasmos, que data do século 16, pode ser visitado gratuitamente de amanhã até o dia 21, às segundas, quartas e sextas, das 14 às 16 horas.

  O programa Portas Abertas é uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), que desde os anos 50 detém a propriedade do terreno onde estão localizadas as ruínas do Engenho. Além das visitas monitoradas, o programa conta com palestras ministradas por profissionais de várias áreas, convidados para falar sobre suas experiência sobre o assunto.

  As ruínas têm sido objeto de intervenções de natureza variada, visando a sua preservação e o seu conhecimento. Atualmente, a universidade está construindo uma Base Avançada de Cultura e Extensão no local. Os trabalhos também pode ser acompanhados pelos visitantes.

Histórico

  O engenho foi construído por volta de 1.534, por iniciativa de Martim Afonso de Souza, fundador da Capitania de São Vicente, que criou uma empresa junto com seu irmão Pero Lopes e os armadores do trato.

  Mas, por volta de 1540, o local, que até então era chamado de Engenho do Governador ou dos Armadores, foi comprado pelo mercador flamengo Erasmos Schetz e passou a ser conhecido como Engenho São Jorge dos Erasmos.

  Até hoje, o local é um importante testemunho do período da própria instalação da colônia e um marco relevante para o conhecimento da sociedade colonial brasileira, integrando-se aos demais registros arquitetônicos da Baixada Santista.

  O estudo das ruínas do Engenho contribui para a melhor compreensão dos diversos aspectos envolvidos no início da colonização do Brasil. Por meio desses vestígios, estão documentados momentos significativos na construção da cultura brasileira.Serviço — O Engenho dos Erasmos  fica na Rua Alan Ciber, 96, na Vila São Jorge, no Morro Caneleira, em Santos, próximo à divisa com São Vicente. Para participar do programa de visitas monitoradas é preciso se increver pelo telefone 3203-3901.