Enem só deve ser usado na Unesp

Jornal da Tarde

qua, 31/03/2010 - 7h48 | Do Portal do Governo

Calendários de provas divulgados por Unicamp e USP mostram que não haverá tempo hábil

As três universidades estaduais paulistas divulgaram ontem o calendário do vestibular 2011. Representantes das instituições ressaltaram o desejo de usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, de acordo com calendário previsto, apenas a Universidade Estadual Paulista (Unesp) teria condições.

As provas das três universidades ocorrerão a partir do segundo fim de semana de novembro.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP) pretendem manter o modelo adotado no ano passado – antes do cancelamento do Enem – em que o desempenho no exame valeria 20% na composição da nota da 1ª fase. Em 2009, ambas descartaram o Enem depois que o Estado revelou o furto das provas e o exame, previsto inicialmente para ser realizado em outubro, foi adiado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, só deve entregar as notas para as universidades no dia 6 de janeiro – depois da convocação para a 2ª etapa.

Embora o Ministério da Educação (MEC) não tenha oficializado as datas, as provas devem ocorrer nos dias 6 e 7 de novembro. O ministério não sabe se vai entregar as notas a tempo, para que sejam usadas para compor os pontos dos vestibulandos.

O MEC pretende exigir da empresa escolhida para elaborar o exame um parecer no qual seja divulgada a data em que o resultado será entregue às universidades.

Universidade

De acordo com Renato Pedrosa, diretor da Comvest, que organiza o vestibular Unicamp, a decisão oficial sobre a utilização do exame sai até maio, quando será definida, no edital do processo, a data final para o recebimento das notas. Pedrosa já adiantou que o limite é novembro, a exemplo do vestibular anterior. “A Unicamp pretende usar o Enem, mas depende de quando o MEC divulgar as notas.”

Na USP, a confirmação oficial também será feita até maio. “A data do Enem vai pesar na decisão”, diz o pró-reitor de graduação substituto da USP, Quirino Augusto de Camargo Carmello.

Outro modelo

Como a Unesp pretende adotar um modelo diferente na soma das notas, deve conseguir usar o Enem. “Devemos adotar o mesmo modelo do ano passado”, afirmou Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Vunesp, que organiza o processo da Unesp. Segundo ela, o desempenho do Enem representará 20% da nota de primeira fase, mas apenas no cálculo final.

Unificado

Com o objetivo de evitar que coincidências pudessem prejudicar vestibulandos, as datas dos exames foram definidas em conjunto com oito instituições.

Unifesp, UFSCar e PUC (SP e Campinas) vão definir sobre a utilização. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) não vai considerar o exame, como nos anos anteriores. Colaborou Carolina Stanisci, especial para o JT

Calendário unificado

UNESP
14/11: prova de 1ª fase
19 e 20/12: provas da 2ª fase
3/2/2011: Resultado

FUVEST
28/11: Prova de 1ª fase
9 a 11/1: Provas de 2ª fase
9/2/2011: Resultado

UNICAMP
21/11: prova de 1ª fase
16, 17 e 18/1/2011: 2ª fase
7/2/2011: Resultado

PUC-SP
5/12: prova única
21/12: Resultado

ITA
14 a 17/12: Provas de fase única
30/12: resultado

UNIFESP
15, 16 e 17/12: Provas
1/2/2011: Resultado

UFSCAR
5 e 6/1: Provas
8/2/2011: Resultado

PUC-CAMPINAS
Prometeu fazer a divulgação das datas hoje