EMTU faz fiscalização orientativa no Projeto Orca

Correio Popular - Campinas - Terça-feira, 20 de julho de 2004

ter, 20/07/2004 - 10h00 | Do Portal do Governo

Dentro de 20 dias, os credenciados que não cumprirem a regulamentação do serviço serão punidos

Da Agência Anhangüera

Além da chuva, os 230 perueiros autorizados do transporte alternativo que circulam entre Campinas, Sumaré, Hortolândia, Cosmópolis, Paulínia e Monte Mor, sofreram uma fiscalização intensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), ontem, no primeiro dia útil de operação do Projeto Orca (Operador Regional Coletivo Autônomo).

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, disse que a fiscalização continuará sendo orientativa, a não ser nos flagrantes de clandestinos, que terão os veículos removidos. ‘Dentro de 20 dias, a punição vai ser estendida aos credenciados que não cumprirem a regulamentação do serviço’, afirmou.

Quatro pontos estratégicos foram monitorados ontem pelas equipes de fiscais da EMTU, que orientaram os perueiros a cumprir a regulamentação do Orca, que entrou em vigor no último sábado.

A fiscalização da EMTU verificou se os perueiros estavam respeitando linhas, horários, itinerários e o código de conduta com os passageiros, que prevê, inclusive, a proibição de superlotação dos veículos.

Apesar deste trabalho, alguns usuários do sistema criticaram a demora no serviço. Vander Ferreira, de 45 anos, disse que esperou por mais de 40 minutos pelo veículo da linha 660, Jardim Paraíso, de Sumaré, no início da manhã. ‘A fiscalização tem que ver porque está havendo este atraso e cobrar pontualidade’ , afirmou.

Outros usuários reclamaram da falta de padronização na pintura das vans e de informação dos itinerários nos pontos. A EMTU informou que o padrão metropolitano de pintura vai ser obrigatório a partir de outubro, quando ocorrerá a inspeção veicular semestral do Orca.

Quanto ao horário dos veículos e as informações de itinerário, a EMTU ressaltou que está relacionando os defeitos para realizar as correções. Um balanço de toda a operação de ajuste será concluído dentro de 20 dias.