EMTU começa a oficializar o Projeto Orca

Correio Popular - Campinas - Quinta-feira, 30 de setembro de 2004

qui, 30/09/2004 - 9h29 | Do Portal do Governo

Ontem, 100 perueiros firmaram o contrato e os outros 130 farão a assinatura na próxima semana

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) oficializou ontem a contratação de 100 dos 230 perueiros integrantes do Projeto Orca (Operador Regional Coletivo Autônomo), que fazem rotas entre Campinas, Hortolândia, Sumaré, Cosmópolis, Paulínia e Monte Mor. Os restantes 130 firmarão o documento, que os vincula como prestadores de serviço do Estado, na semana que vem.

Segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, este é o último passo na regulamentação do sistema, que se estendeu por quase dois anos. “Assim colocamos fim, oficialmente, a uma situação de ilegalidade que existia em nossa região”, afirmou Lopes na cerimônia de assinatura.

A remuneração dos perueiros será exclusivamente a tarifa do sistema. Eles pagarão ainda uma taxa ao órgão estadual, a título de gerenciamento. A forma de contratação foi uma das bandeiras de protesto dos perueiros durante a regulamentação – a proposta do governo era que eles fossem vinculados às empresas de ônibus, modelo firmemente rechaçado pela categoria, inclusive com violentas manifestações em vias da região.

“Com certeza para nós isso é o melhor, porque temos o respaldo de estar ligados ao governo. Muito diferente de ser empregado de uma empresa de ônibus que pode te ‘chutar’ no dia seguinte”, avalia o operador José Francelino, que atua em linha entre Sumaré e Campinas.

Segundo a EMTU, até agora 15 veículos foram apreendidos, a maioria por não ser conduzido pelo operador regulamentado. Outros 12 clandestinos foram flagrados e 202 vans regularizadas autuadas, principalmente por lotação excessiva.

O próximo passo no Orca será a vistoria final dos veículos, a partir da próxima quarta-feira. Todos os carros que passarem pelo processo, que vai até dezembro, já deverão estar padronizados nas cores da EMTU.

(Sammya Araújo/Da Agência Anhangüera)