Empresas desenvolvem de molécula até máquina de gravar música

O Estado de S. Paulo - Painel de Negócios - Terça-feira, 13 de julho de 2004

ter, 13/07/2004 - 9h37 | Do Portal do Governo

Empresários que são beneficiados com o apoio do Cietec criam produtos com qualidade e competem no mercado externo

KARINA CÂNDIDO

Incentivo ao desenvolvimento de tecnologia e apoio aos empreendedores e empresários brasileiros que tenham negócios de base tecnológica é o principal objetivo do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), criado em 1998 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Dessa parceria estão surgindo grandes idéias de empresas que estão obtendo bons resultados com suas criações. É o caso da Alpha Produtos Químicos, que está produzindo matérias-primas para produtos farmacêuticos.

‘São moléculas, produtos específicos para laboratórios. Desenvolvemos matérias-primas como os fármacos midazolam base, midazolam maleato e clonazepam, utilizadas na fabricação de remédios anestésicos e anticonvulsivos’, diz o sócio William Carnicelli.

A Alpha ficou dois anos desenvolvendo essas moléculas e, segundo Carnicelli, a empresa fez um estudo de laboratórios buscando produtos fabricados em pequenas quantidades e de alto valor agregado, que substituíssem as importações.

Além disso, notou um nicho muito importante nesse setor, que a cada ano vem crescendo no Brasil, os genéricos. ‘O objetivo é aumentar a oferta. Com qualidade e um produto competitivo, conseguiremos atingir vários laboratórios nacionais e também pretendemos atingir todo Mercosul’, observa Carnicelli

‘O nosso principal foco são os genéricos, que hoje representam 8% do mercado nacional e que a cada ano tem o consumo aumentado.’ A empresa incubada pelo Cietec não é apenas uma fornecedora de tecnologia nesse segmento, mas dá também todo o suporte técnico interno para os laboratórios interessados em melhorar seus desempenhos tanto na elaboração de produtos farmacêuticos como de processos analíticos.

A Unic Tecnologia Digital é outra empresa que está otimista com sua criação, a Mix For Me (M4M). Trata-se de uma máquina de gravar músicas, porém, com um diferencial: o equipamento foi desenvolvido para atender a consumidores que não têm acesso à internet e como auxilio no combate à pirataria, pois todos os direitos de artistas, editoras e gravadoras são pagos devidamente. ‘Pagamos 8,4% do valor do fonograma (música gravada) para as editoras, além do valor da música, que varia de gravadora para gravadora’, diz a diretora da Unic, Lilian Clini.

As máquinas M4M são terminais colocados em pontos estratégicos e utilizam sistema de pagamento feito através de cartões de débito e crédito. ‘Nossas máquinas permitem que o consumidor compre o CD através de pagamento feito com cartões de débito e já estamos estudando a inclusão do pagamento feito por cartão de crédito’, comenta Lilian.

Presente – O conteúdo do M4M é composto por todos os gêneros musicais e têm 4 mil músicas, todas com aprovação das editoras. ‘Se não tiver 100% da aprovação de uma editora, nada feito’, observa a empresária.

‘A máquina é de fácil manuseio, todas as instruções são obtidas na tela. O sistema dá opção para que o usuário escolha o artista, gênero, música ou álbum, e também dá toda descrição detalhada da obra, a gravadora, editora, título, o tempo da música, preço e gênero. É muito fácil montar um CD, em apenas cinco minutos o usuário têm ele pronto’, afirma.

A primeira máquina está exposta na praça de alimentação do Mackenzie, a segunda será colocada no espaço do Banco Real, na Avenida Paulista. ‘Esperamos chegar até o fim do ano com 15 máquinas. Apesar de o processo burocrático para ter a licença das músicas ser bastante rigoroso, pretendemos mostrar que o projeto é uma coisa séria e combate a pirataria’, afirma.

O preço das músicas varia de R$ 1 a R$ 1,65 cada. A capacidade do CD é de 70 minutos, então a quantidade de músicas em um CD vai oscilar conforme o tempo de cada música escolhida, além do usuário poder escolher entre os 8 tipos de cores de fundo para a impressão do disco, a capa e o nome do álbum.

‘É uma ótima opção para presente. O cliente poderá personalizar o CD e será impresso no disco as faixas escolhidas e o nome do álbum sugerido, como, por exemplo, para meu amor, com carinho, samba, como o cliente desejar’, finaliza Lilian.

Mais Informações: Alpha (0xx11) 3039-8328; Unic (0xx11) 3814-6808