Embraer contribuirá com nova Fatec

Gazeta Mercantil - Segunda-feira, 27 de Junho de 2005

seg, 27/06/2005 - 10h05 | Do Portal do Governo

Virgínia Silveira
São José dos Campos (SP)

Governador Geraldo Alckmin anunciou criação de unidade no Vale para atender pólo aeroespacial

O governo do Estado de São Paulo vai construir uma nova unidade da Fatec-SP em São José dos Campos. Segundo o governador Geraldo Alckmin, a Embraer é uma das parceiras do projeto da nova unidade da Fatec, que terá como foco as áreas de tecnologia aeronáutica e aeroespacial, em atendimento ao crescimento da demanda pela formação de novos recursos humanos para as indústrias que integram o pólo aeroespacial de São José dos Campos.

Além da Embraer, o projeto Fatec-São José dos Campos também terá a participação da Petrobras e da Johnson & Johnson, na definição dos cursos de interesse do mercado de trabalho local. Na Embraer o projeto da Fatec está sendo conduzido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. ‘A instalação da Fatec resolve em parte o problema da falta de alternativa de ensino público da cidade, que dificulta a formação de alunos de baixa renda’, explicou Luiz Sérgio Cardoso de Oliveira, Diretor de Desenvolvimento Social da Embraer.

Segundo o executivo, a Fatec também servirá de opção aos 200 alunos de baixa renda da escola de ensino médio mantida pela Embraer. ‘Muitos dos alunos da escola aprovados em universidades públicas fora de São José dos Campos acabam não fazendo o curso porque não têm condições de se manter’. Dos 162 aprovados no vestibular deste ano, 38 conseguiram estudar porque receberam bolsas de estudo do programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal e dois da empresa IBM. A Faculdade Ibmec São Paulo também concederá crédito educativo a cinco estudantes.

Para suprir parte das suas necessidades de formação de mão de obra especializada, a Embraer também desenvolve há dois anos um programa de mestrado profissionalizante em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Desde a sua implantação, em março de 2001, o PEE já formou 574 engenheiros, recém saídos da faculdade ou com até dois anos de formado. O curso tem a duração de 14 meses.

Na última sexta-feira, o governo e a prefeitura de São José dos Campos colocaram em prática mais uma iniciativa para melhorar a qualificação profissional e a capacitação em gestão empresarial das indústrias do setor aeroespacial: uma incubadora de negócios e um núcleo de capacitação e qualificação de fornecedores foram instalados num mesmo espaço.

O prédio onde ficarão instaladas a incubadora e o núcleo recebeu um investimento de R$ 1 milhão. Segundo o gerente do Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), organização que gerencia os dois projetos, Agliberto Chagas, em dez dias será lançado um edital para a seleção de empresas para a nova incubadora. O programa de qualificação de fornecedores, por sua vez, conta com a parceria do ITA e da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF).

‘Em julho estaremos concluindo um diagnóstico dos problemas e das necessidades da cadeia de fornecedores da indústria aeroespacial para definirmos um plano de ação’. O diagnóstico tomou como base 22 empresas instaladas nas regiões do Vale do Paraíba, Campinas e São Paulo.

São José dos Campos já possui três incubadoras localizadas na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Refinaria Henrique Lage (Revap) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ao contrário das atuais incubadoras, que abrigam empresas já formadas, o novo modelo inaugurado na sexta-feira incubará projetos e idéias que possuem viabilidade técnica e potencial para vencer no mercado. ‘Daremos preferência aos projetos que envolvam negócios de base tecnológica, tecnologia da informação e iniciativas voltadas para a população de baixa renda’, disse Chagas.

(Gazeta Mercantil/Gazeta do Brasil – Pág. 14)