Embarque preferencial no transporte começou na sexta

SP-TV 1ª Edição - Sexta-feira, 30 de novembro de 2007

seg, 03/12/2007 - 15h59 | Do Portal do Governo

SP-TV 1ª Edição

Sexta-feira é o primeiro dia do embarque preferencial no metrô e na CPTM. Idosos, gestantes e pessoas com deficiências vão ter prioridade nos horários de maior movimento.

Nossos repórteres acompanharam esse novo sistema desde cedo. Só hoje de manhã, quase cinco mil pessoas usaram os vagões preferenciais.

Informação para todos os lados. Na mão, nos pés e nos ouvidos. Na estação Corinthians-Itaquera, idosos, gestantes, mulheres com crianças de até seis anos, portadores de deficiência, todos foram orientados sobre a novidade. A partir de hoje, não vai ser preciso enfrentar o tumulto no metrô.

O sistema preferencial vai funcionar em cinco estações do metrô. Na Corinthians – Itaquera e na Palmeiras – Barra Funda, o primeiro vagão de cada trem vai ser reservado para passageiros preferenciais, nos horários de pico.

Nas estações Sé, Luz E Paraíso, como o trem já vem com passageiros, as duas portas da frente, no primeiro vagão, vão ser destinadas para o embarque. O mesmo acontece nas estações Guaianazes e Osasco da CPTM.

A seleção para o primeiro vagão do trem foi feita por seguranças do metrô. “Não sabia, não vi a sinalização. Mas tem que fazer isso mesmo, porque com a situação do metrô tem que ter um vagão só para eles mesmo”, diz Carlos Henrique, analista de sinistro.

Mas quem estava nas filas pra entrar nos outros vagões, muitas vezes, perdeu a paciência.

Na estação Corinthians Itaquera embarcam, todos os dias, 94 mil pessoas. Mas a situação durante toda a manhã no vagão preferencial hoje foi bem tranqüila. É possível ir sentado, uma realidade que há muito tempo estas pessoas não conheciam.

“Era dificílimo sentar aqui”, garante a aposentada.

Ao todo, das 6 às 9 da manhã de hoje, quase seis mil passageiros utilizaram o serviço preferencial entre trem e metrô. Um número que deve ser ainda maior nas próximas semanas.

“Depois de uma semana isso duplica e em três semanas acho que vai triplicar ou quadruplicar, dependendo dos dias”, acredita José Luiz Portella, secretário dos transportes metropolitanos.

Essas são as primeiras mudanças, de uma série planejada pelo governo do estado. “Nós estamos comprando 99 novos trens, que vão ser trens maiores, com mais capacidade, mais conforto e mais segurança”, garante José Serra, governador.

A secretaria de transportes diz que todo o esquema de segurança montado hoje será mantido para garantir o acesso correto ao vagão preferencial