Embarque na estação das artes

Jornal da Tarde - Quarta-feira, dia 10 de janeiro de 2007

qua, 10/01/2007 - 11h34 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Durante todo o mês, dezessete mostras tomam conta das estações das quatro linhas do metrô

Andar de metrô em São Paulo também é cultura. Neste mês, 17 exposições estarão em cartaz em estações das quatro linhas do metrô. Para ter acesso às mostras, basta atravessar a catraca. Na programação, há espaço para artes plásticas, História e fotografia.

Até o dia 31, estarão expostas na Estação Clínicas peças da milenar arte chinesa de recortes de papel, que surgiu com a invenção do material pelos chineses, cerca de 200 anos antes de Cristo.

Já a Estação Sé, abrigará a mostra Olhar em Preto e Branco, que traz fotografias do Centro feitas por crianças. A técnica usada por elas para registrar momentos do cotidiano da Cidade é chamada de ‘pin hole’ – que consiste em fotografias feitas com máquinas artesanais de latas ou caixas vazias.

Ainda na Sé, os usuários vão poder conferir painéis de grafite feitos por jovens da periferia.

Antecipando o clima de carnaval, as fantasias da escola de samba Imperador do Ipiranga estarão à mostra na Estação República. A escola vem, neste ano, com o enredo Siderurgia Forte Constrói o Mundo do Aço, sobre a história do ferro.

Já a Estação Santa Cecília, presta homenagem ao inventor Santos Dumont com desenhos e textos que resgatam sua trajetória de vida – desde a infância até o primeiro vôo em Paris.

A mostra Mar Aberto, que estará em cartaz na Estação Imigrantes, traz telas do artista plástico João Vianey, que tem o surfe como tema.

No próximo dia 25, vai ser inaugurada, na Estação Trianon-Masp, a exposição fotográfica ‘Além da Cortina’, com imagens produzidas por Vera Pilnick Sanovicz. A mostra traz registros de automóveis, outdoors, placas de trânsito e edifícios da Cidade de São Paulo. Fica em cartaz até 31 de janeiro.