‘Embarque Melhor’ em Guaianases

Jornal da Tarde

qua, 21/10/2009 - 8h06 | Do Portal do Governo

Operação adotada há 15 dias por Metrô e CPTM começa no próximo dia 16 na estação da zona leste 

A operação Embarque Melhor – que controla o fluxo de embarque na Estação Sé do Metrô e Tatuapé da CPTM nos horários de pico – será posta em prática no próximo dia 16 também na Estação Guaianases da Linha 11 – Coral (Luz – Estudantes) da CPTM, durante as manhãs, nos dias de semana. 

“Em Guaianases, iremos implementar a operação no embarque sentido centro”, explica Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô. Estudos para levar a Embarque Melhor a outras estações ainda estão em andamento, segundo ele. 

Ontem, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos divulgou uma pesquisa de satisfação feita com passageiros de Metrô e CPTM, sobre os 15 primeiros dias da operação.

Segundo os dados, a iniciativa foi aprovada por 82% dos usuários do Metrô e por 81% dos passageiros da CPTM, porcentuais favoráveis à continuidade da operação nas Estações Sé e Tatuapé. Com isso, segundo Fratini, a secretaria já decidiu tornar a iniciativa permanente. Em ambas as estações, o embarque passa a ser controlado a partir de 17h30, de segunda a sexta-feira. 

A pesquisa foi feita, segundo a secretaria, com 3.000 passageiros, entrevistados nas estações em que desembarcaram. 

Destes, 78% disseram acreditar que o embarque ficou mais seguro e 75% acharam a entrada nos trens mais organizada. Mais da metade (61%), no entanto, disseram ter esperado a passagem de dois trens, em média, para conseguir embarcar. 

Entre os passageiros da CPTM, metade (52%) disse que a espera para o embarque é menor do que nos dias anteriores à operação e 69% apontaram maior rapidez no embarque. 

De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, o “problema” da concentração excessiva de passageiros nas plataformas, nos horários de pico, só será resolvido definitivamente com a chegada dos novos trens da CPTM e do Metrô, o que está previsto para o ano de 2010.