Em um mês, pescadores e Cetesb removem uma tonelada de lixo do mar

Imprensa Livre/ Litoral

sex, 24/04/2009 - 10h41 | Do Portal do Governo

“O resultado realmente foi acima das expectativas”. Foi com esta frase que o gerente regional da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), João Carlos Milanelli, classificou o primeiro resultado do projeto Lixo na Rede, realizado com menos de 100 barcos de pesca de Ubatuba, nos último mês.

O objetivo da ação é promover uma parceria com os pescadores locais para o recolhimento do lixo “pescado” pelas redes das embarcações. Em contrapartida, os pescadores receberiam um vale diesel da Petrobras, possível parceira do projeto.

No entanto, nesta primeira fase, os pescadores apenas receberam um kit da Cetesb, com orientações de como proceder com os resíduos encontrados em alto mar.

Mesmo sem o benefício garantido, em um mês de coleta, os cerca de 100 barcos de pesca ubatubenses conseguiram remover 1100 quilos de lixo, que poluíam o fundo do oceano.

“Esta pesagem é significativa e nos dá esperança de que o projeto realmente se torne um sucesso, com relação aos resultados para o meio ambiente da região. No Litoral Norte temos 800 barcos de pesca que poderão participar do programa”, prevê o gerente da Cetesb, lembrando que as negociações com a Petrobras para o subsídio do combustível aos pescadores está em andamento.

“A empresa quer mais detalhes de como o projeto deve funcionar para a região. Por isso estamos em fase de detalhamento do Lixo na Rede como um todo e o que será necessário para torná-lo viável”, ressalta Milanelli, acrescentando que mesmo desta primeira vez, quando não houve qualquer tipo de subsídio oferecido aos pescadores, a reciclagem dos materiais removidos do mar também gerou algum tipo de renda.

De acordo com o gerente da Cetesb foram recolhidos muitos pedaços de metais e vidros, além de diversos tipos de plásticos. Milanelli acredita que em maio a Cetesb já deverá ter a resposta da Petrobras sobre a parceria financeira, que tornará viável a iniciativa no Litoral Norte.(S.G)