Em sete meses, Procon Catanduva realizou 1.982 atendimentos

O Regional/Catanduva

seg, 24/08/2009 - 9h02 | Do Portal do Governo

Reclamação mais comum contra a Telefônica é com relação à cobrança de chamadas 

No período de janeiro até julho deste ano, a unidade do Procon de Catanduva registrou o total de 1.982 atendimentos de reclamações de consumidores catanduvenses. Dessas reclamações, cerca de 80% são contra a empresa espanhola de telefonia Telefônica. O levantamento foi divulgado pelo órgão na última sexta-feira.

Segundo relatório enviado à reportagem de O Regional, o mês com maior incidência de reclamações foi janeiro, com 335. Em seguida vem maio, com 305 reclames, seguido por junho (298), março (287), julho (284), fevereiro (238) e abril (235). Nessa quantidade de atendimentos, estão inclusas todas as empresas regulamentadas pelo órgão.

Segundo Maria Luiza Garcia Revejes, representante do Procon de Catanduva, a instituição é um órgão municipal. “Ele atende exclusivamente a consumidores do município, mas orientamos aqueles que não residem em Catanduva e não possui Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, que recorram ao Poder Judiciário do qual é a comarca de cada cidade”, detalhou a representante.

No ranking das empresas com maior quantidade de reclamação nos primeiros sete meses do ano, a Telefônica vem em primeiro, com 473. 

A reclamação mais comum contra a Telefônica é com relação à cobrança indevida de chamadas, além de problemas com o serviço provedor de internet banda larga Speedy, serviço prestado pela empresa de telefonia.

Em seu site, o Procon – www.procon.sp.gov.br – reservou uma página exclusiva para reclamações contra o Speedy. Através dela, o consumidor pode especificar os problemas enfrentados com esse tipo de serviço.

Para os consumidores que residem em Catanduva e que pretendem fazer alguma reclamação, é necessário encaminhar-se até o Procon local, instalado no Paço Municipal.

“Esse consumidor terá de vir até o órgão munido das cópias da documentação reclamada, que pode ser qualquer solicitação ou informação sobre qualquer problema gerado na relação de consumo, que envolve os contratos de compra e venda de produtos, prestação de serviços, empréstimos consignados, juros bancários, assistência técnica, planos de saúde e demais problemas contratuais”, comentou.

O órgão também está disponível quanto à realização de orientações. “Além de atendermos pessoalmente, também damos orientações por telefone e pelo email procon@catanduva.sp.gov.br”, finalizou.