Em Santo André, nova sede de distrito policial é inaugurada

Diário do Grande ABC - 3/4/2003

qui, 03/04/2003 - 9h43 | Do Portal do Governo

Glauco Araújo


DP na rua Catequese deve representar nova perspectiva no trabalho da polícia

A nova sede do 4º Distrito Policial de Santo André foi inaugurada ontem em novo endereço, na rua Catequese, 614, no bairro Jardim, às 15h30. Estiveram presentes o prefeito de Santo André, João Avamileno, o diretor do Demacro (Departamento da Polícia Judiciária da Macro São Paulo), Nelson Guimarães, e o delegado geral de polícia, Marco Antônio Desgualdo. Estes representaram o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, que não puderam participar da solenidade.

Toda a cúpula da Polícia Civil do Grande ABC estava na inauguração. Os três delegados seccionais da região, Sérgio Abdalla, de Diadema, George Henry Millard, de Santo André, e Marcos Antonio de Paula Santos, de São Bernardo, além dos titulares das delegacias especializadas da região, como da Mulher, de Entorpecentes e de Homicídios, também compareceram.

Desgualdo disse que a nova delegacia faz parte de uma nova perspectiva de trabalho da Polícia Civil, que pretende, cada vez mais, estreitar o relacionamento entre a polícia, sociedade civil e administrações estaduais e municipais. ‘Essa integração tem trazido bons resultados para a polícia, que consegue diminuir índices de homicídios, que é o crime maior. Santo André, por exemplo, teve queda de 47%, e Mauá, de 63%. O que é mais importante ainda é o esclarecimento desses crimes.’

Ele adiantou também que projetos de novos prédios para delegacias na região estão previstos para esse ano. ‘O que posso dizer é que o Demacro será o primeiro departamento a ter o Infocrim instalado. Estamos esperando o processo de licitação para a aquisição de computadores e implementar o sistema no Grande ABC.’

A obra do novo 4º DP teve colaboração da Abaja (Associação de Moradores do Bairro Jardim) e da Prefeitura de Santo André. ‘É preciso dizer da importância do investimento feito pela Prefeitura em segurança. Hoje, a Prefeitura é mais inclusiva, mas não poderia contemplar a todos.’ Integrantes de Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) da cidade, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da região, além da juíza corregedora de Santo André, Flávia Beatriz Gonçalez, tiveram participação direta no projeto de separar a delegacia da Cadeia Pública da cidade.

Futuramente, o 4º DP prestará serviço de assistência jurídica. ‘Isso dará mais rapidez para a polícia’, disse o delegado titular Cláudio Nomura. ‘A pessoa que procura uma delegacia está com o espírito angustiado e o policial tem de atendê-la bem’, concluiu Desgualdo.