Em paz com os idosos

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 21 de julho de 2006

sex, 21/07/2006 - 10h51 | Do Portal do Governo

Cuidar dos mais velhos não é só sacrifício. A família fica mais unida e você cresce

FERNANDA ARANDA, fernanda.aranda@grupoestado.com.br

No premiado filme Invasões Bárbaras, o ator Rémy Girard é um profissional bem-sucedido que ganha milhares de dólares com seu trabalho. Durante anos, ele tem uma relação difícil com o pai, um idoso, professor de História, que descobre estar doente. Depois de dias internado e percorrendo hospitais, a família chega à conclusão de que o melhor a ser feito é levar o pai para casa, tirando-o do ambiente hospitalar. O que era para ser um sacrifício se torna prazeroso para os familiares, que aproveitam o momento para resolver problemas de longos anos.

A história do filme retrata exatamente o quanto a pessoa com mais idade é importante para o núcleo familiar. Mostra ainda que a distância nem sempre é a melhor solução para a família em momentos de fragilidade. Em alguns casos, é possível cuidar do idoso em casa, ao invés de encaminhá-lo aos asilos ou a clínicas de retiro. Para tanto, é preciso adaptar a casa e tornar o ambiente apropriado às pessoas de idade já avançada.

“Não há dúvidas de que a velhice é a fase de algumas perdas com as quais o ser humano lida. Caem a auto-estima e a beleza, falta vontade e vigor para realizar as tarefas do dia-a-dia e surgem as limitações físicas. É nessa hora que a família tem de estar presente e mostrar ao idoso que ele ainda tem os seus valores, unindo a vontade de cuidar ao prazer de estar junto”, afirma o diretor de Geriatria do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), órgão da Secretaria Estadual de Saúde, Ney Parracini. Segundo o médico, com o envelhecimento natural da população brasileira, tornou-se fundamental aprender a se relacionar e a cuidar dos idosos de forma adequada.

“Acredito que o zelo redobrado devido à idade também seja positivo para os filhos, netos, genros. É uma chance de estar mais perto e compartilhar experiências. Isso aproxima tanto o idoso do seu bem-estar quanto de sua família”, completa Parracini.

Algumas dicas são essenciais para se cuidar de maneira correta dos mais velhos, propiciando harmonia na casa. O especialista afirma que a mais importante delas é incentivar as atividades. “É fundamental que o idoso tenha uma ocupação, não só física, mas mental também. Estimule tanto as caminhadas quanto uma boa leitura ou um curso. O essencial é manter a pessoa ocupada, para que os efeitos da idade sejam minimizados”, ressalta Parracini.

Visando auxiliar as famílias que convivem com pessoas com mais de 60 anos, o Iamspe vai promover um curso de graça para orientação dos familiares de idosos. Nele, será possível aprender como cuidar corretamente das pessoas mais velhas, estabelecer uma relação harmoniosa e deixar a família mais perto dos seus problemas e necessidades.

O curso também abordará outros pontos importantes, como o cuidado com a saúde e o acompanhamento médico periódico, além do respeito aos padrões que o idoso adquiriu durante a vida. As aulas começam no dia 7 agosto e têm número limitado de 30 vagas. As inscrições devem ser feitas no Hospital do Servidor Público Estadual, 8°andar (Rua Borges Lagoa, 1.755, Zona Sul da Cidade).