Em 2 anos, Disque-Denúncia resolveu 900 casos

Correio Popular - Campinas - Sexta-feira, 14 de maio de 2004

sex, 14/05/2004 - 9h11 | Do Portal do Governo

Desde que foi implantada, a central recebeu 20.572 denúncias; média de telefonemas diários para o serviço é atualmente de 53

Carla Silva, da Agência Anhangüera

Mais de 20 mil ligações com denúncias sobre crimes e informações a respeito da violência: este foi o total de chamadas pela central do Disque-Denúncia (tel: 3236-3040) em apenas dois anos. Estas ligações ajudaram a solucionar 908 casos, o que significa uma média de 1,8 por dia. A idéia é que mais casos sejam resolvidos e, para atingir essa meta, há duas semanas uma campanha publicitária vem sendo veiculada com o objetivo de intensificar as ligações e assim diminuir as estatísticas policiais.

O Disque-Denúncia recebe diariamente dezenas de informações referentes à localização de criminosos, pontos de tráfico de drogas, assim como relatos de violência doméstica, roubos e assaltos, homicídios, seqüestros, entre outros tipos de crimes. Desde que foi implantada, em 7 de fevereiro de 2002, a central recebeu 20.572 denúncias. As denúncias são recebidas por intermédio de ligações feitas pela população que conta os casos anonimamente.

A partir desses telefonemas, os fatos são encaminhados para as Polícias Civil e Militar que fazem a checagem das informações. O Disque-Denúncia foi criado pela organização não-governamental (ONG) Movimento Viva Melhor, em uma época em que Campinas ficou conhecida pelo Brasil como a “Capital do Crime”.

A péssima fama atribuída à cidade foi em virtude da quantidade de seqüestros registrados. Um deles teve como desfecho a morte da cigana Rosana Meloti, assassinada com um tiro de fuzil por um dos integrantes da quadrilha de seqüestradores liderada por Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, que está atualmente preso em uma penitenciária do Interior do Estado.

A campanha da entidade, veiculada nos jornais e na televisão, apresenta o resultado dos trabalhos e incentiva a população a continuar denunciando. A população é a grande aliada do serviço, pois é por meio dela que as Polícias Civil e Militar obtêm informações precisas de onde estão os criminosos ou detalhes de alguns crimes que são imprescindíveis para uma investigação. A proposta deu certo.

Desde então, o Disque-Denúncia tem batido um recorde de ligações. São 53 ligações diárias contra 40, média anterior à veiculação da campanha. Nos últimos 13 dias, foram contabilizadas 402 chamadas.

E os desdobramentos não param por aí, dezenas de pessoas acusadas de tráfico de drogas foram parar atrás das grades. Entre eles, a Polícia Militar conseguiu prender Emerson Ricardo de Oliveira, de 28 anos, o “Alemão”. Ele figurava na lista de denúncias como um dos traficantes da Vila Boa Vista. “Alemão” foi preso na noite da última terça-feira, na Rua dos Vinháticos, no Boa Vista.