Em 1 mês, 65 foram detidos em blitze da lei seca

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 22 de julho de 2008

ter, 22/07/2008 - 9h34 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

As blitze da lei seca já detiveram 65, na capital paulista, desde 20 de junho, quando a PM começou as operações para flagrar motoristas que dirigem após ingerir bebida alcoólica.

A soma do período compreendido entre o dia 20 de junho até hoje aponta que a operação abordou um total de 5.535 pessoas e 2.386 tiveram de passar pelo teste do bafômetro. O número de veículos vistoriados foi de 2.393.

Ao todo, 107 pessoas foram multadas por desrespeitar a lei após serem flagradas pela fiscalização nas ruas de São Paulo.

Dados da PM apontam que, nos últimos quatro dias de operação, quatro motoristas foram detidos com níveis de álcool no sangue. É o menor número de casos desde o início das ações.

A soma dos dados fornecidos pela PM indica que, no período de 10 de julho a 14 de julho, 14 motoristas foram detidos, número duas vezes superior ao registrado na última operação.

Entre os dias 17 de julho e 21 de julho, um total de 1.193 motoristas foram abordados e 491 foram submetidos ao bafômetro. Um total de 2.393 veículos foram vistoriados e 97 infrações de trânsito diversas foram anotadas pelos agentes. As operações são realizadas de quinta-feira a domingo.

“A lei foi toda pensada para aumentar a possibilidade de fiscalização. Baixando o nível permitido, é mais simples a detecção do álcool. Também não precisa mais provar que o motorista está causando perigo”, disse Pedro Abramovay, secretário para Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.

O número de apreensões vem reduzindo a cada nova edição. Entretanto o número dos autuados no artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito -que prevê infração gravíssima e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de retenção do veículo no caso daqueles flagrados por consumo de álcool- vem crescendo.

A PM não explicou porque o número de pessoas encaminhadas à delegacia não acompanha a alta nos casos de flagrante de motoristas dirigindo após ingerir bebidas.

Mais rigor

A chamada Direção Segura é uma operação que existe há mais de um ano, mas vem sendo intensificada pela PM, desde que a lei seca, que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir álcool, foi sancionada.

A legislação prevê multa de R$ 955 ao motorista que for flagrado com níveis de 0,1 mg/l a 0,29 mg/l de álcool no ar expelido dos pulmões (equivalente a um copo de chope).

Acima de 0,3 mg/l (dois copos de chope), o condutor é preso em flagrante. A fiança pode chegar a R$ 1.200.