Educadores ensinam a identificar melhores escolas públicas de SP

Diário de S.Paulo - Sábado, 19 de novembro de 2005

seg, 21/11/2005 - 11h22 | Do Portal do Governo

Luciana Ackermann

Inscrições para matrículas no ensino médio começaram ontem. Especialistas recomendam que pais se informem sobre professores e instalações dos colégios

Formação dos professores, quadras esportivas, bibliotecas, salas de informática e as condições físicas da escola são itens que devem ser observados pelos pais antes de matricular seus filhos nas escolas públicas. Outro fator de extrema importância é observar se a direção permite e estimula participação dos pais no dia-a-dia da escola. Trocar informações com outros alunos e pais também é recomendável. As inscrições para matrículas no ensino médio começaram ontem e vão até o dia 24 de novembro. Os pais precisam ir aos colégios entre os dias 9 e 16 de dezembro para confirmar a matrícula.

Branca Jurema Ponce, professora de pós-graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC), recomenda que os pais tenham uma conversa ‘franca e transparente’ com a direção da escola antes de matricular seus filhos. Devem perguntar qual a formação do quadro de docentes e se eles passam por cursos de capacitação e reciclagens. ‘Com esse tipo de informação os pais poderão identificar se a escola se preocupa com a formação de professores. Uma escola boa para os professores é um ótimo critério de escolha’.