Educação da USP oferece curso de Inclusão Digital a professores da rede municipal

Imprensa Livre/Litoral

ter, 30/06/2009 - 8h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba tem incluído as escolas municipais na era digital. Além de criar novas salas de informática, a Secretaria vem trabalhando incessantemente no intuito de incluir a participação das escolas no site educativo ThinkQuest.

Uma dessas ações aconteceu na última semana, quando Cesar Nunes, pesquisador da Faculdade de Educação da USP, ministrou uma capacitação com as professoras da EM Madre Maria da Glória, do Parque dos Ministérios. Doze professoras, a vice-diretora e a coordenadora do ensino fundamental do município participaram desta capacitação que foi realizada no laboratório de informática da própria escola.

Cada um dos presentes aprendeu a acessar o site, criar sua página pessoal e administrar um projeto pedagógico dentro do ThinkQuest, bem como visitar páginas de outras escolas e de outros professores e conhecer os projetos que estão sendo realizados em outros locais, além de realizar atividades pedagógicas com os seus alunos através do site. O objetivo desses encontros é criar atividades para que os alunos explorem todo o potencial que o ambiente ThinkQuest oferece.

Como o ThinkQuest tem uma abrangência mundial, as escolas e professores que participam deste site tem oportunidade de conhecer projetos de outros países e ainda trabalhar projetos conjuntamente a professores de países como Índia, Estados Unidos ou China, entre outros.

Em Ubatuba o responsável pela área de Alfabetização Digital é o professor coordenador Daniel Barbosa, que há alguns anos trabalha com esse ambiente virtual e auxilia professores e alunos a realizarem seus projetos dentro do site. As capacitações para os professores da rede municipal continuarão no próximo semestre.