Educação convocará 20 mil professores em SP

Agora São Paulo - Terça-feira, 23 de outubro de 2007

ter, 23/10/2007 - 14h49 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Secretaria de Estado da Educação convoca, a partir da próxima segunda-feira, 21.508 professores que haviam sido aprovados em concursos de 2004, 2005 e 2007, para o preenchimento de 17.315 vagas em todo o Estado no próximo ano letivo. Nessa lista, o governo já considera uma margem de classificados que podem desistir de assumir o cargo.

Segundo a secretaria, os cargos estão distribuídos entre a educação básica (de 1ª a 4ª série), que terá 3.755 novos professores, e os ensinos fundamental (5ª a 8ª série) e médio, que contarão com 13.560 docentes.

Para estas vagas, estão sendo chamados candidatos das disciplinas de física, filosofia, matemática, biologia, ciências físicas e biológicas, português, inglês, história e química, além daqueles que foram aprovados no concurso de PEB I (professor de educação básica). Já a convocação referente às disciplinas de geografia e educação artística serão publicados nos próximos dias, conforme a secretaria.

Para fazer o cadastro de ocupação das vagas, o candidato deve comparecer aos locais de chamada divulgados pela secretaria e levar RG e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Na hora, ele poderá escolher em qual diretoria quer trabalhar, desde que haja vagas.

Os locais de chamada são três. Para os cargos de professor de ensino básico (1ª a 4ª série), os candidatos devem ir à Escola Estadual Albino Cesar (rua Cajamar,5, Tucuruvi, zona leste). Os professores do ensino básico (de 5ª a 8ª e ensino médio) das disciplinas de matemática, física, inglês, biologia e química, são convocados no auditório da secretaria da Educação (praça da República, 53, centro).

Já para os professores do ensino básico (de 5ª a 8ª e ensino médio), das disciplinas de filosofia, história, português e ciências físicas e biológicas o endereço é Escola Estadual Zuleika de Barros Martins Ferreira (rua Padre Chico, 420, zona oeste).

O cabdidato pode ter mais informações sobre a convocação no site da secretaria (www.educacao.sp.gov.br).

Para a vice-presidente do CPP (Centro do Professorado Paulista), Loretana Pancera, a convocação é positiva porque diminui o quadro de professores admitidos em caráter temporário. “Quanto mais professores efetivos, melhor para a categoria. Um maior número de profissionais terá mais direitos.”