Educação abre mil vagas para professores

Agora São Paulo - Terça-feira, 31 de janeiro de 2006

ter, 31/01/2006 - 16h59 | Do Portal do Governo

UNIVERSITÁRIOS RECEBEM ATÉ R$ 378 PARA TRABALHAR 20 H POR SEMANA. É NECESSÁRIO ESTAR NOS ÚLTIMOS TRÊS SEMESTRES DO CURSO DA FACULDADE

O Governo do Estado vai selecionar mil jovens para trabalhar no programa Escola da Juventude neste ano. Quem for chamado vai receber até R$ 378 para trabalhar 20 horas por semana.

Os interessados devem estar cursando os últimos três semestres da faculdade. Há vagas para alunos de licenciatura nas disciplinas de química, física, matemática, biologia, português, história, geografia, literatura e inglês.

As aulas acontecem aos sábados e domingos e podem somar 16 horas semanais. Os orientadores devem se encontrar com os coordenadores do projeto, para mais quatro horas de discussão das diretrizes dos cursos. A maioria deve começar a trabalhar em março, mas alguns serão chamados no mês que vem. Todos trabalham por seis meses.

O cadastro de candidatos a orientador do Escola da Juventude vai até a primeira quinzena de fevereiro -não há data final certa- pelo www.escoladajuventude. sp.gov.br. As vagas são para todo o Estado, sendo cerca de 60% para capital e Grande São Paulo. O candidato pode conferir, no site, a lista de escolas onde acontece o programa. O local de trabalho será definido segundo a proximidade da casa do orientador.

O salário é calculado de acordo com os períodos de aula assumidos pelo universitário orientador. Além da quantia recebida, estão previstos vale-alimentação e vale-transporte. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, os universitários devem ter acesso a DVD, internet banda larga e celular.

Formação profissional

O Escola da Juventude tem perfil semelhante à EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente, segundo a secretaria, participam cerca de 19 mil alunos em todo o Estado.

Os alunos cursam o ensino médio e têm aulas voltadas à formação profissional. No final, há uma avaliação. Podem participar pessoas a partir dos 18 anos com ensino fundamental. De acordo com a secretaria, 10 mil vagas foram oferecidas neste ano. As inscrições terminaram há uma semana. (Vitor Sorano)