Edital para trens do metrô na Grande SP sai este mês

Diário da Região/ Osasco

seg, 04/05/2009 - 10h02 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve publicar, a partir do dia 15 deste mês, o edital de abertura da licitação que vai escolher a empresa responsável por implantar 36 novos trens na linha 8-Diamante, que vai de Itapevi a Júlio Prestes.

Caso o prazo seja cumprido, a publicação acontece com dois meses de atraso em relação ao cronograma original, divulgado em audiência pública pela empresa e que previa o lançamento do edital para março.

A vencedora da licitação será a responsável por, com os novos trens, implantar um “padrão metrô” de operação na linha, com maior velocidade das composições e menor intervalo entre as viagens. O tempo de espera deve cair dos atuais 9 para 5 minutos e, com isso, a linha que hoje transporta 392 mil passageiros por dia terá capacidade ampliada para 480 mil.

Dos novos carros, 12 estão parados em pátios da empresa e outros 24 serão novas aquisições. Mas eles ainda vão demorar para chegar aos trilhos. A previsão é de que os primeiros sejam entregues no 13º mês após a assinatura do contrato. Como as licitações levam, em média, 3 meses para serem finalizadas, o contrato só deve sair no final de agosto e, seguindo o prazo do projeto, as mudanças só começam no final de 2009.

Serão 3 etapas de substituição. Na primeira serão reformados 12, com 8 carros cada. Já na segunda fase, a empresa vai fornecer 12 novos trens, também de 8 carros cada, a partir do 22º mês de concessão. E, na última etapa, deve implantar 12 novos trens, até o 21º ano da concessão, em
substituição aos 12 reformados na primeira fase.

O projeto prevê ainda a reforma das estações de Itapevi, Barueri, Jandira e Carapicuíba, além da estação Comandante Sampaio, que fica em Osasco, e as estações Domingos de Moraes, Engenheiro Cardoso e Imperatriz Leopoldina, que ficam na Capital. Todas vão ganhar visual mais moderno e condições de acessibilidade, mas as obras não têm data para sair do papel.