Ecovias implanta coleta seletiva de lixo

A Tribuna - Domingo, dia 13 de agosto de 2006

dom, 13/08/2006 - 11h08 | Do Portal do Governo

A Ecovias, empresa concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), lançou uma nova política ambiental de coleta seletiva de lixo nas áreas de seu domínio.

  De acordo com a concessionária, até o mês passado, o lixo recolhido pelas equipes era encaminhado a aterros sanitários credenciados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb). Agora, ele será selecionado e encaminhado para a reciclagem.

  Cerca de 70 pessoas receberam treinamento específico para atuarem diretamente na coleta dos resíduos que são despejados no sistema não só pelos usuários, mas também pelos moradores da região.

  Outra providência foi a distribuição de 346 conjuntos de coletores de lixo, com cinco unidades cada um (para papel, alumínio, plástico, vidro e lixo não reciclável) no prédio administrativo, pedágios, bases do Serviço de Apoio aos Usuários e balanças.

  Segundo um levantamento realizado pela Ecovias, divulgado em matéria publicada em A Tribuna no último dia 5 de março, 110 toneladas de lixo são recolhidos mensalmente no SAI.

  ‘‘Infelizmente continua esta média. Isso nos incentivou mais a trabalhar com os três erres: reduzir, reutilizar e reciclar. É a prática mais comum mas também a mais eficiente’’, diz Artaet Martins, assessor de Qualidade e Meio Ambiente da concessionária.

  Ele explica que a Ecovias tem agora uma parceria com o Instituto Recicle, responsável pelo recebimento e reciclagem do lixo separado pela empresa. ‘‘Fazemos uma pré-seleção. A seleção mais adequada é feita pelo Recicle’’.

Arrecadação

  De acordo com a concessionária, todo o dinheiro arrecadado na reciclagem dos materiais será revertido para cinco instituições de caridade escolhidas pela ONG.

  São elas: Amigos da Criança com Reumatismo (Acredite), Associação para Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), Grupo de Apoio do Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral (Tucca) e Associação Pais e Amigos do Excepcional de São Paulo (Apae).

Serviço – Para saber mais sobre reciclagem o site do Instituto Recicle é www.institutorecicle.org.br. O site da Ecovias é www.ecovias.com.br.

Saiba mais

Fundado em 2000, o Instituto Recicle é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que teve sua origem no Projeto Recicle Milhões de Vidas, criado em 1998. Com a ampliação de sua atuação na sociedade, o instituto promove hoje programas sócio-ambientais pela melhoria da qualidade de vida, a partir da gestão de resíduos sólidos, e que constribuam para uma sociedade sustentável, ou seja, aquela que produz o suficiente para si e para os seres do ecossistema onde se situa.

Fonte:www.institutorecicle.org.br