Ecovias construirá viaduto sobre ferrovia

A Tribuna - Quinta-feira, dia 11 de maio de 2006

qui, 11/05/2006 - 11h25 | Do Portal do Governo

A primeira visita oficial do governador Cláudio Lembo à Baixada Santista foi ‘‘altamente proveitosa para Cubatão’’. Ele determinou que a Secretaria Estadual dos Transportes contrate os serviços da Ecovias para construir, no prazo de um ano, o viaduto sobre o ramal ferroviário do Km 62,400 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. A obra está orçada em R$ 38,1 milhões, e será custeada — sem cobrança de pedágio — pelo Governo do Estado.

Além disso, Lembo concordou em instalar em Cubatão uma escola técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, para o ensino de Logística, a pedido do prefeito Clermont Castor. A escola ocupará instalações da antiga Fortec, adquiridas pela Prefeitura, na Avenida Nações Unidas, Vila Nova.

O governador chegou a Cubatão às 9h30 de ontem, para abrir à visitação turística o prédio do Pouso de Paranapiacaba, último dos monumentos históricos da Estrada Velha do Caminho do Mar que ainda passava por reformas.

Estância

O monumento é uma das atrações turísticas de Cubatão e motivou o deputado estadual Marcelo Bueno a apresentar há dois anos, na Assembléia Legislativa, pedido para que a Cidade seja considerada instância turística.

O projeto está, de acordo com o secretário estadual de Turismo, Fernando Longo, sendo submetido à análise técnica da Cetesb e do Daee, segundo informações passadas pelo secretário municipal de Turismo, Carlos Gilberto de Freitas. Fernando Longo incluiu a Estrada Velha do Caminho do Mar no roteiro turístico internacional solicitado ao Estado de São Paulo pela Unesco. Essa inclusão contribuirá para apressar a aprovação do projeto de Bueno.

Foram esses ‘‘fatores positivos’’ que levaram o prefeito Clermont Castor e os dirigentes do pólo industrial a considerar ‘‘altamente proveitosa’’ a estadia de Lembo em Cubatão.

Paranapiacaba

Com um discurso informal, o governador envolveu dirigentes políticos e industriais que o recepcionaram nos limites de Cubatão com São Bernardo do Campo, no topo da serra. Ali fica o primeiro dos cinco monumentos construídos em 1922 pelo então governador Washintgon Luiz de Souza, para comemorar o centenário da Independência.

O prédio foi restaurado pela Fundação Patrimônio Histórico de Energia do Estado de São Paulo, utilizando recursos captados de cinco indústrias de Cubatão (RPBC, da Petrobrás; Cosipa, Rhodia; Carbocloro e Unipar), num processo liderado pelo ex-deputado e ex-secretário estadual de Cultura, Edmur Mesquita.

O governador agradeceu ao presidente da Carbocloro, Arthur Withaker de Carvalho, presente ao ato representando os demais dirigentes de empresas, pela aplicação de R$ 4 milhões na reforma do monumento.