E no futuro… medicina à distância

Diário de São Paulo - Domingo, 25 de janeiro de 2004

seg, 26/01/2004 - 14h19 | Do Portal do Governo

A Capital vai transferir conhecimento

São Paulo é um centro de referência e isso não deve mudar nos próximos anos. Mas um movimento aparentemente tímido está ganhando formato no Hospital das Clínicas para mostrar que, daqui para a frente, a idéia é fazer da capital paulista um local de transferência de conhecimento. É através da inclusão digital que o maior complexo da América Latina pretende reduzir o número de pacientes de outros estados atendidos na cidade.

Segundo Chao Lung Wen, coordenador-geral da disciplina de telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, essa redução pode chegar a 60%. Mas não se trata de fazer cirurgias a distância com um médico em São Paulo controlando um robô, por exemplo.

Na medicina do futuro, os médicos do Hospital das Clínicas terão a capacidade de formar profissionais em áreas complexas e especializadas em outros Estados. Também poderão analisar prontuários e fotos, capazes de auxiliar um colega a quilômetros de distância a decidir pelo melhor diagnóstico. “A telemedicina também é uma forma de promover qualidade de vida”, diz Chao. “Vamos treinar professores da rede pública para que eles atuem na prevenção de doenças”, completa o especialista.

Se tudo der certo, a telemedicina vai ser uma revolução e tanto para a saúde da Capital. Em poucas horas ou dias será possível transferir conhecimento conquistado nos grandes centros daqui para milhares de profissionais no Brasil. Os primeiros avanços já são feitos. E partem dos computadores Hospital das Clínicas.