Duplicação da rodovia Raposo Tavares impulsiona o desenvolvimento da região

O Imparcial - Presidente Prudente - Quinta-feira, 8 de janeiro de 2004

sex, 09/01/2004 - 9h31 | Do Portal do Governo

Reivindicação antiga do oeste paulista, a duplicação da rodovia Raposo Tavares (SP-270) é um grande impulso para a retomada do desenvolvimento na região. Obra tão sonhada por todos os moradores deste canto longínquo do Estado de São Paulo, a melhoria representa um importante avanço para deixar a região com condições plenas de competir por bons investimentos e assim gerar emprego e renda. A obra, que começa na próxima semana, depois da autorização do governador Geraldo Alckmin (PSDB), abrange inicialmente um trecho pequeno – de 21,2 quilômetros -, entre Presidente Prudente e Taciba. Isso representará um investimento de R$ 43,6 milhões. No entanto, como os recursos sairão do Tesouro estadual, não haverá instalação de praça de pedágio – conforme garantia do próprio governador. Esperamos que este seja apenas um passo inicial rumo à duplicação completa do trecho entre Assis e Presidente Epitácio – 210 quilômetros -, o que garantiria ao oeste paulista uma estrada de qualidade e, principalmente, com segurança.

A sociedade regional continuará cobrando do governo paulista a expansão da obra e não admitirá que esses 21,2 quilômetros iniciais signifiquem o todo de investimento do Estado na SP-270. Com a instalação dos pedágios em Caiuá e Presidente Bernardes, nossa região já vem dando sua contribuição do Estado no sentido de arrecadar recursos para a melhoria da malha viária.
Porém, os resultados observados até o momento são muito poucos. É preciso aplicar os recursos arrecadados pela população – através dos pedágios ou de impostos – de forma mais enfática para atender à demanda de serviços da região.

O governo de São Paulo mostra-se sensível aos problemas do oeste paulista ao decidir investir na duplicação da Raposo Tavares. E demonstra o respeito a uma parcela do Estado sempre esquecida por políticos interessados apenas no grande volume de votos de áreas mais populosas. Com o governador Geraldo Alckmin, a história revela-se diferente. Há prioridade pelos mais necessitados. Por isso, a esperança de que teremos, sim, toda a Raposo Tavares duplicada.