Duplicação da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega é reiniciada

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 12 de maio de 2005

qui, 12/05/2005 - 10h19 | Do Portal do Governo

Nilson Regalado
Da Sucursal

Paralisadas durante um ano, as obras de duplicação da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega foram reiniciadas ontem. No total, serão duplicados 8,6 quilômetros de pista, entre o Balneário Gaivota, em Itanhaém, e o trevo principal de Peruíbe. Os serviços estão orçados em R$ 35,65 milhões e devem ficar prontos no prazo de 12 meses, embora a Secretaria de Estado dos Transportes e a Construtora Galvão, vencedora da licitação, acreditem que seja possível antecipar a entrega da pista para a temporada de verão. O contrato inclui a construção de dois viadutos nos trevos de Peruíbe e do Gaivota, podendo ser construídas, ainda, três passarelas em Itanhaém.

A Ordem de Serviço autorizando o início do serviço foi assinada na manhã de ontem pelo secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, no Paço Municipal de Itanhaém. Referindo-se ao fato de que a Secretaria dos Transportes teve de promover uma nova licitação depois que as duas empresas que haviam assumido a obra abandonaram o serviço, o que retardou a entrega da duplicação em pelo menos dois anos, Rais Lopes limitou-se a dizer que ‘‘muitas vezes cumprir a lei significa realizar as obras numa velocidade diferente daquela que o povo espera’’.

O secretário demonstrou otimismo em relação à entrega dos serviços antes do prazo estabelecido no contrato. ‘‘Essa é uma obra que eu vou visitar com assiduidade’’, revelou o secretário, para, depois, justificar, em tom irônico, o motivo de tanto interesse pela obra: ‘‘Virei não só porque a estrada liga ao centro do universo, que é Santos, mas, também, pela importância dela para o desenvolvimento do Litoral Sul’’.

O superintendente do DER, Mário Rodrigues Júnior, salientou que o trabalho mais difícil será a terraplenagem das cabeceiras nos dois viadutos que serão construídos.

Caixa de surpresas

Apesar do otimismo, Rodrigues Júnior admitiu que ‘‘obra é uma caixa de surpresas’’, sinalizando que, com o decorrer dos trabalhos, será possível fazer uma análise mais profunda dos serviços de terraplenagem e compactação que foram executados pelas duas empreiteiras que trabalharam no trecho anteriormente.

A empreiteira Galvão colocou máquinas e homens no trecho para a execução dos serviços de topografia. A estimativa é que 250 pessoas trabalhem na obra.

A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço contou com a presença dos prefeitos de Itanhaém, João carlos Forssell, e de Mongaguá, Artur Parada Prócida.

Terminal de aeroporto será entregue dia 24

O secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, anunciou ontem que o governador Geraldo Alckmin estará no Litoral Sul no próximo dia 24 para inaugurar o terminal de passageiros do Aeroporto de Itanhaém.

Além de entregar oficialmente a infra-estrutura para embarque e desembarque, Alckmin também vai inaugurar as novas instalações da Polícia Ambiental na Cidade.

O prédio foi erguido junto ao Centro de Pesquisas do Rio Itanhaém e deverá garantir mais agilidade no trabalho de proteção à natureza.

Importante não só para o turismo mas, também, para a logística de transportes na Região Metropolitana, a pista de pouso do Aeroporto Estadual tem condições de receber aviões dos tipos Fokker 100 e Boeing 737, já que tem 1.365 metros de extensão.

As obras de ampliação da pista e construção do terminal estiveram a cargo do Departamento Aeroviário do Estado de SãoPaulo (Daesp), que administrará o aeródromo.

O investimento foi de R$ 4 milhões, porque incluiu ainda a construção de acessos pavimentados aos hangares e a ampliação do pátio de aeronaves. Apesar de a entrega oficial acontecer só no final do mês, as instalações já vêm sendo usadas por passageiros dos helicópteros, que fizeram trabalhos para a Petrobras nos poços de gás natural da Bacia de Santos.