Duofel mostra 30 anos de carreira ao lado da Osusp

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 11 de abril de 2008

sex, 11/04/2008 - 11h57 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Os violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo, do Duofel, receberam há pouco mais de um mês um convite muito especial, bem em março, mês que completaram 30 anos de estrada. A Orquestra Sinfônica da USP, sob a batuta do maestro Carlos Moreno, vinha pensando em realizar, pela primeira vez, um concerto que abordasse temas populares. E escolheram a dupla para realizar essa parceria afinada que vão apresentar somente hoje e amanhã, no Auditório Ibirapuera. ‘Como nos escutamos em apenas dois violões a vida inteira, temos mesmo vontade de experimentar arranjos com outra orquestração. Nos nós sentimos muito honrados com o convite e com a competência e dedicação do maestro’, diz Bueno.

Esta semana inteira foi dedicada a ensaios exaustivos e, ao mesmo tempo, prazerosos, tanto com a Osusp, como somente com o maestro Moreno. A seleção do repertório foi também feita em conjunto. ‘Vamos mostrar a maioria das músicas dos nossos nove álbuns. O nosso último CD, Experimental, acabou não entrando, pois o próprio título já se justifica – não caberia fazer novos arranjos para se adequar à orquestra’, conta Bueno. A surpresa fica por conta da inserção de uma música inédita do mestre Baden Powell, intitulada Acalanto das Nonas. ‘Ela será tocada somente com os arcos, que imitam a orquestra.’

Os dois movimentos de A Fuga de Djanira Metralha, composição do álbum de estréia do duo, As Cores do Brasil (no Brasil lançado em 1990), que há muitos anos não tocavam, também integra esse set list especial. ‘Há tempos não a tocávamos porque nossa produção é intensa. As músicas novas são como filhos caçulas: eles sempre vão pedir para ir ao palco’, brinca Bueno. Outras deixadas um tanto de lado, como Motor de Linha (do álbum Frente & Verso, de 2004) e Missa na Candelária (Kids of Brazil, 1996), arranjadas por Adail Fernandes, da Osusp, também serão relembradas em ambos os dias do concerto pensado de forma crescente, principalmente no que diz respeito à harmonia. ‘Houve um entrosamento, uma grande afinidade musical entre nós e a Osusp. Os músicos da orquestra também parecem entusiasmados’, diz Bueno, que ao lado de Melo, já se apresentou cinco vezes com a Jazz Sinfônica e uma com a Orquestra Sinfônica de Santo André.

O duo, que despertou para a música graças aos lendários Beatles, também prepara uma homenagem aos britânicos – Bueno e Melo escolheram duas das canções que consideram mais marcantes, para interpretarem com a Osusp: Norwegian Wood e Eleanor Rigby. O presente, quem ganha, somos nós.

Serviço Duofel e Osusp. Auditório Ibirapuera (800 lugs.). Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.º, portão 2 do Parque do Ibirapuera, tel. 5908-4299. Hoje e amanhã, às 21 horas. Ingressos a R$ 30