Domingo de prova

SPTV 1, sábado, 17 de novembro de 2007

sáb, 17/11/2007 - 16h52 | Do Portal do Governo

SPTV 1

Cinqüenta mil alunos se preparam para enfrentar um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. 

Amanhã tem prova da Unicamp. Hoje, sábado, meio de feriadão, ainda tem gente estudando.

Quanto sono… Aula no sábado de manhã e no meio do feriadão. Só mesmo pra quem não quer perder tempo e nem pode! Jamile escolheu o curso mais concorrido da Unicamp: Medicina, quase 80 pessoas disputando o mesmo lugar.

“Quem quer Medicina já tem que ter isso na cabeça: não é fácil, mas é o meu sonho”, diz Jamile Yoshikawa, 19 anos.

Desde o início do ano, são cinco horas de estudo, sem contar o tempo que Alexandre tem aula.

“Vim de Sergipe, um estadozinho menor, então dá aquele impacto, assusta”, diz Alexandre Lucena, 17 anos.

Nesse cursinho, sala cheia. Metade da turma vai prestar Unicamp. Quem veio aproveitou o sábado para tirar as últimas dúvidas.

Na prova de amanhã serão doze questões sobre Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, além da redação.

“É importante que ele tenha leitura crítica dos textos que aparecem para desenvolver seus textos”, diz Henrique Santos Braga, professor.

O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do Brasil. São quase cinqüenta mil inscritos para 2.954 vagas.

“A prova vai ficar mais leve este ano. Todas as questões terão dois itens e cada item vale dois pontos, então o candidato deve dar atenção para todos os itens, é claro, respondendo primeiro os que são mais fáceis porque todos vão valer a mesma coisa. Mais leve não significa mais fácil, significa que ela vai ficar mais tranqüila pra ser resolvida”, diz Leandro Tessler, coordenação do Vestibular da Unicamp.

Em meio a tantas fórmulas e exercícios, um pouco de descontração. É o segredo pra passar essa véspera de prova com tranqüilidade.

“Diminui a ansiedade, o nervosismo, ele fica mais calmo, mais contente”, diz Antonio Mário Salles, professor de Química.

“O aluno já tirou suas dúvidas pela manhã, então, agora à tarde ele vai ter que ter uma tarde bem ligth, uma tarde que ele vai descansar, ver televisão, ver um esporte, praticar alguma coisa que ele gosta, vai ao cinema. Importante é ir à escola onde ele fará a prova amanhã. É muito importante na véspera ao local para conhecer o caminho e o trânsito”, diz Vera Antunes, coordenadora do cursinho e professora de geografia.