Domingo de atividades no parque

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, 23 de Setembro de 2005

sex, 23/09/2005 - 11h38 | Do Portal do Governo

Mutirão da Juventude vai oferecer serviços e opções de lazer gratuitas

Ardilhes Moreira

No domingo, o Parque da Juventude abrigará uma série de atividades culturais e esportivas. O evento, batizado de Mutirão da Juventude, vai ocorrer das 9 às 17 horas e é considerado também uma festa para celebrar as novidades recentemente anunciadas para o espaço: abertura do parque à noite e o início da nova fase de obras.

O mutirão é uma ação social realizada em parceria com diversas secretarias estaduais e municipais, subprefeituras, conselhos estaduais e municipais, ONGs e empresas do setor privado. Com entrada gratuita, o evento tem como objetivos trazer novos freqüentadores para o parque e oferecer à comunidade várias atividades durante o dia inteiro.

Quem visitar o parque no domingo vai poder participar de atendimentos sociais, espetáculos de música, dança, teatro, oficinas culturais, jogos interativos e brincadeiras para diversas faixas etárias. As pessoas que já usam com freqüência o espaço também devem marcar presença na festa.

“O parque é um dos melhores locais da cidade para praticar esporte e aqui por perto é o único”, afirma Paulo Cruz de Lima. Ele costuma treinar tênis no local pelo menos três vezes por semana.

O espaço foi inaugurado em 2003, com quadras esportivas, pistas de skate e de corrida, além de áreas verdes para leitura e lazer. “Hoje não consigo mais imaginar a região sem este espaço”, afirma Lima. A partir de 10 de outubro, o parque vai passar a funcionar 24 horas.

Além dessa novidade, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou recentemente o início das obras nos Pavilhões 4 e 7 da antiga Casa de Detenção do Carandiru. Os prédios serão transformados em espaços dedicados à educação e à cultura.

Entre as atividades, destaque para as brincadeiras organizadas pela ONGs Espaço da Arte e Ativação. A primeira vai oferecer oficinas de basquete, diversas atividades recreativas e brincadeiras.

Além disso, dará orientação sobre saúde e prática esportiva. Já a Ativação vai promover apresentação dos alunos da Escola de Skate de São Paulo, com monitoria de Marcio Tanabe.

PROJETO NOVO

Outra novidade do evento será uma demonstração de Streetball (basquete de rua), com esportistas da equipe de Santana de Parnaíba.

O objetivo da apresentação é divulgar o Projeto Streetball, que será realizado em outubro no Parque da Juventude. Na área social, destaque para a presença de Sesi, Senai e Sesc, que divulgam seus projetos e atividades para a comunidades.

A Fundap vai apresentar seu programa de estágio, que receberá inscrições de estudantes que forem ao local. Já a Sabesp promoverá atividades que misturam conscientização e brincadeiras.