Dois prédios do Carandiru serão demolidos em 2005

Agora - São Paulo - Sábado, 13 de novembro de 2004

sáb, 13/11/2004 - 14h36 | Do Portal do Governo

Governo decidiu implodir mais dois dos quatro prédios que continuam de pé. Demolição deve ocorrer em abril e obras terminarão em 2006

Luciane Scarazzati

Dois dos quatro pavilhões da Casa de Detenção que ainda estão de pé, no complexo penitenciário do Carandiru (zona norte), deverão ser demolidos em abril de 2005. A decisão partiu do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A Casa de Detenção foi desativada em 15 de setembro de 2002 e em seu lugar foi construído o Parque da Juventude. Inaugurado em 2003, ele continua em obras – de ampliação.

Segundo informações do governo, serão demolidos os dois prédio que ficam mais próximos da avenida Ataliba Leonel. ‘A decisão foi tomada após uma análise detalhada do projeto’, afirma o secretário-adjunto da Juventude, Esporte e Lazer, Rubens Jordão.

O projeto inicial era reformar os prédios, mas técnicos concluíram que seria tão caro quanto construir edifícios novos. Um grupo de arquitetos chegou a defender a demolição de todos os pavilhões. Mas, devido ao valor histórico do Carandiru, o governo optou por manter dois pavilhões de pé. ‘As reformas já foram iniciadas’, destaca Jordão.

No lugar dos dois prédios, serão construídos um teatro (com verba da iniciativa privada) e um centro de exposições, bancado pelo Estado. Os dois pavilhões reformados funcionarão como centros de cultura, saúde e educação.

O projeto prevê também no local uma unidade da Fatec (Centro Paulo Souza), que deve oferecer cursos básicos, técnicos e odontológicos. ‘A idéia é deixar um espaço útil e aberto à população’, diz Rubens Jordão.

Prazo

Em 8 de dezembro de 2002, os pavilhões 6, 8 e 9 da Casa de Detenção foram demolidos. A primeira parte do Parque da Juventude foi inaugurada em setembro de 2003 e conta com dez quadras esportivas, equipamentos para ginástica, pistas de skate, lanchonete e uma área arborizada. Segundo a Secretaria da Juventude, estão sendo construídas ciclovias, paredão para rapel e espaço para criação de peixes ornamentais. As novas devem ser entregues em 2006.