Doações de sangue estão em baixa

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 19 de agosto de 2005

sex, 19/08/2005 - 10h36 | Do Portal do Governo

Está faltando estoque no Hemocentro do Hospital São Paulo e no Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina. Férias e frio afastam os doadores

Daniel Gonzales

Uma queda de 40% no número de doações de sangue, neste mês, fez despencar os estoques do Hemocentro do Hospital São Paulo. Tradicionalmente, cerca de 100 doações são feitas todos os dias. Nesse período, apenas de 50 a 60 doadores têm procurado o hemocentro.
Segundo a médica Maria Angélica de Camargo Soares, coordenadora do hemocentro, estão faltando principalmente estoques de sangue do tipo O, com fatores Rh positivo e negativo. ‘Num procedimento como transplante, por exemplo, o sangue é fracionado em um de seus componentes, as plaquetas, e é retirado do estoque da mesma maneira do que numa transfusão’, explica. Por isso, o consumo cresce ainda mais.

De acordo com a médica, em épocas próximas das férias escolares, como o mês de agosto, as doações caem naturalmente. Além disso, as baixas temperaturas reduzem o movimento de doadores. Para tentar contornar o problema, o Hospital São Paulo está disponibilizando um microônibus com capacidade de 12 lugares.

A idéia, diz Maria Angélica, é ir buscar e depois levar os doadores para suas casas. ‘Deslocar equipes para fazer coleta de sangue fora do hospital é uma tarefa muito dispendiosa. Com o ônibus, vamos até as pessoas’. Grupos de amigos de escolas e empresas podem se inscrever no programa.

A situação também é dramática no maior hospital da Zona Leste, o Santa Marcelina. Hoje, para incentivar as doações, os jogadores do Corinthians Carlos Alberto, Sebá e Jô visitarão o banco de sangue da instituição para dar sua contribuição. A média de doadores lá também é de 100 por dia, mas caiu para 70 neste mês.

(SERVIÇO)Serviço
Hemocentro do Hospital São Paulo: (11) 5539-7289 e (11) 5539-6840
Hospital Santa Marcelina: Rua Harry Dannemberg, 473, Itaquera Telefone: 6170-6081