Diretoria de Limeira é a 3.ª melhor no ranking estadual na 8.ª série

Gazeta de Limeira

seg, 06/04/2009 - 10h23 | Do Portal do Governo

As oitavas séries da Diretoria Regional de Ensino de Limeira, que abrange nove municípios, apresentaram ótimo desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Levantamento entre as 63 Diretorias da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI) mostra que a de Limeira ficou em 3º lugar.

Os alunos da região perderam apenas para as unidades de Fernandópolis e Jales. Limeira ficou com 3,23 de média. A diretoria com menor pontuação foi a de Penápolis, com 2,26. “O Estado divide as unidades por Coordenadoria do Interior, onde estão as 63 diretorias, inclusive Limeira, e a Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (Cogesp). As do interior mantêm a média sempre maior, até pelas dificuldades encontradas nas escolas da capital e outros municípios da região”, explica Moacir Rossini, dirigente regional de Ensino de Limeira.

Quando o índice foi divulgado no último dia 28, a Gazeta mostrou que das 26 escolas na cidade que possuem oitavas séries, 14 (53%) não alcançaram a meta. Rossini diz que é justamente essa questão que algumas pessoas não entendem. “O Idesp analisa o resultado da escola com ela mesma no ano seguinte. A primeira nota foi apresentada em 2007. Para 2008, foram estabelecidas metas, que deveriam ser maiores que as registradas no ano anterior. Fica difícil para as escolas que já tinham alto índice conseguirem um desempenho ainda maior. Por isso, muitas não atingiram a meta”.

Por outro lado, Rossini complementa que as escolas com baixos índices têm maior facilidade de melhorar e, consequentemente, alcançarem suas metas. “Assim, nem sempre uma escola que alcançou suas metas pode ser considerada melhor do que aquela que não atingiu suas próprias metas”, destaca.

OUTRAS COLOCAÇÕES

Já entre as escolas do ciclo 1, que abrange alunos até a 4ª série do ensino fundamental, a Diretoria de Ensino de Limeira ocupa o 13º lugar. Entre as unidades do ensino médio, a diretoria local está em 7º lugar no ranking estadual.

No Idesp, a Secretaria de Estado da Educação considera dois critérios. O principal é o resultado de desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), mas também é avaliado o fluxo escolar (taxa de aprovação média em cada ciclo) em cada nível de ensino.

Rossini ainda explica que o Idesp é um indicador para a escola analisar seu desempenho ao longo do ano, gerar informações para realizar uma avaliação do seu trabalho e definir novas ações de melhoria. O índice também estabelece metas a longo prazo que devem ser alcançadas até 2030, que são: 4ª série, média 7; para a 8ª série, média 6 e, para o ensino médio, média 5. (RR)