Direção da Fundação Casa e prefeitura definem parceria para instituição

Imprensa Livre/Litoral

qui, 28/05/2009 - 8h59 | Do Portal do Governo

CMDCA apóia implantação da unidade no Litoral Norte e agentes educacionais passam por capacitação

O diretor regional da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), Elson Percídio Silvério, e o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos, se encontram ontem para discutir procedimentos e fluxo de atendimento dos adolescentes que serão atendidos na unidade implantada no município e que será inaugurada na próxima segunda-feira, 1º de junho, às 11h.

A principal parceria será com a Secretaria de Assistência Social, mas todas as outras pastas estarão envolvidas nos projetos e programas desenvolvidos na unidade, especialmente a Educação, que será responsável pelo atendimento nas salas de aulas construídas na Fundação.

Com capacidade para abrigar 56 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, podendo chegar aos 21 anos, a unidade de Caraguá é a 40ª do Estado. Ontem, a reportagem do Imprensa Livre esteve no local que recebe os últimos preparativos antes de ser inaugurada.

O diretor Elson Silvério foi à tarde ao local e acompanhado do diretor da unidade, Paulo Luiz Borges da Silva, conversou com os mais de 70 funcionários da instituição e da creche Meimei, gestora da parte pedagógica, que participam a três semanas de um curso de capacitação.

Silvério também aproveitou a estadia na cidade para entregar o convite da inauguração às autoridades para a cerimônia de segunda-feira. Segundo ele, a participação do município-sede da unidade é importante para a harmonia dos trabalhos. “O prefeito é parceiro do Estado e teremos um bom entendimento”.

Estrutura

A unidade da Fundação Casa de Caraguatatuba é padrão com as outras já entregues no Estado. Ela conta com três pavimentos, sendo o térreo o espaço para as salas de aula, refeitórios, setor administrativo e consultórios médico e de dentista, além de enfermaria. No primeiro andar ficam 14 dormitórios, sendo 10 para receber os adolescentes já com penas definidas e quatro para aqueles que ainda aguardam uma definição da Justiça. No último está a quadra poliesportiva para a prática de atividades físicas e outras profissionalizantes.

A Fundação Casa vai abrigar os adolescentes dos quatro municípios do Litoral Norte – Caraguá, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. Aqueles que se encontram em outras instituições poderão ser transferidos para o novo prédio.

O processo da Fundação Casa prevê que cada adolescente encaminhado passe por uma avaliação, por meio do Programa Individual de Atendimento (PIA) e faça uma reflexão do ato cometido. A unidade local deve ainda adotar o modelo pedagógico contextual experimental onde o interno passa por cinco fases, e de acordo com a avaliação, quando atingir o penúltimo estágio pode até fazer um curso fora da unidade.

Acompanhamento

O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tarciso Alves de Souza, explicou que o órgão vai acompanhar todo o processo de atendimento na nova unidade. Para isso, foi montada a Comissão de Acompanhamento do Projeto. Há 10 dias o grupo composto por cinco representantes, sendo três do poder público e dois da sociedade civil organizada, visitou as instalações e hoje acompanha a metodologia a ser desenvolvida pela unidade. “O objetivo é estar sempre presente porque a ideia da Fundação Casa é interessante, diferente do modelo Febem que conhecíamos”, explicou.